POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

JMJ 2023: Papa saúda 400 mil participantes que já se inscreveram para o encontro de Lisboa (c/vídeo)


O Papa saudou os 400 mil participantes que já se inscreveram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, num vídeo divulgado hoje pela organização portuguesa do encontro.

 

 

“Estamos a aproximar-nos, ainda que faltem vários meses, da Jornada da Juventude, e já há 400 mil jovens inscritos. Chama-me a atenção e alegra-me que tantos jovens venham, porque precisam de participar”, refere Francisco..

A próxima edição internacional da JMJ vai decorrer na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto de 2023, após ter sido adiada um ano, por causa da pandemia de Covid-19.

O Papa admite que alguns digam que vão estar em Lisboa a “fazer turismo”, mas afirma que “o jovem que vem, no fundo, tem sede de participar, de partilhar, de contar a sua experiência e receber a experiência do outro”.

“Têm sede de horizonte. Vocês, jovens – e já há 400 mil inscritos – têm sede de horizonte. Que neste encontro, nesta jornada, aprendam a olhar sempre para o horizonte, a ver sempre mais além”, indica, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

Não ergas uma parede diante da tua vida, porque as paredes te encerram. O horizonte faz-te crescer: olha sempre para o horizonte, com os olhos, mas sobretudo com o coração”, acrescenta.

Francisco deixa votos de que os participantes “abram o coração” a outras culturas e aos outros jovens, nesta JMJ.

“Preparam-se para isto: para abrir horizontes, para abrir o coração. E obrigado por se terem inscrito já, tão antecipadamente. Esperemos que outros mais sigam o exemplo”, declara.

A mensagem conclui-se com a bênção do Papa.

Que a Virgem Maria cuide de vocês. Rezem por mim, eu rezo por vocês, e não se esqueçam: paredes, não; horizontes, sim. Obrigado”.

Todas as iniciativas da JMJ Lisboa 2023, incluindo os eventos centrais com o Papa Francisco, são de acesso gratuito para todos, mas a inscrição permite que os peregrinos possam ter acesso a diversos pacotes, mediante as suas necessidades ao nível de serviços, como o alojamento e a alimentação, e em função do período que permanecem na capital portuguesa.

Quem se pretenda inscrever como peregrino, voluntário, para o Festival da Juventude e para a Feira Vocacional na JMJ Lisboa 2023, poderá fazê-lo através do site oficial.

A organização recomenda “fortemente grupos muito pequenos e peregrinos individuais a não se inscreverem por si mesmos, mas a juntarem-se a grupos maiores organizados pelas paróquias, dioceses ou outras comunidades”.

O sistema de inscrição solicita apenas informação mais detalhada relativamente ao responsável e ao vice-responsável dos grupos, sacerdotes, pessoas com deficiência e pessoas com necessidade de visto para entrar em Portugal.

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Todas as formas de inscrição incluem seguros de acidente, transportes públicos durante a semana da JMJ, “kit do Peregrino”, entrada gratuita nas atividades culturais do Festival da Juventude e acesso prioritário às zonas reservadas para os inscritos, além das opções de alojamento e alimentação que forem selecionadas.

Os valores vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida; todos os pagamentos efetuados até 15 de março usufruem de um desconto automático de 5%.

Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos.

Na noite de 5 para 6 de agosto de 2023, após a vigília presidida pelo Papa, os peregrinos pernoitam ao ar livre no local da celebração, o Parque Tejo; os participantes devem trazer consigo saco de cama, colchão ou esteira.

OC