Vozes e testemunhos de diocesanos foram publicados na televisão, na rádio e na imprensa. Porque há um trabalho de anos na produção de conteúdos de informação que serve de referência.
A Semana Santa é o momento central na vida da Igreja. E a atenção dos órgãos de comunicação social aumenta, sobretudo no Tríduo Pascal. Por todo o país são muitas as tradições de vivência da Páscoa nas comunidades que preenchem notícias e reportagens.
Neste ano de 2023, nas notícias de Domingo de Páscoa, foi especial o destaque dado à diocese do Porto, com espaço em várias plataformas. Vozes e testemunhos de diocesanos foram publicados na televisão, na rádio e na imprensa. Houve noticias na TVI, na CNN Portugal, na Rádio Renascença, na Agência Ecclesia e na revista Notícias Magazine (Jornal de Notícias e Diário de Notícias).
A reportagem da TVI e CNN Portugal foi até Penafiel acompanhando a visita pascal e a alegria das famílias que recebem a cruz de Cristo Ressuscitado. Uma festa agora revigorada neste tempo pós-pandemia. Foram entrevistados o padre Paulo Jorge Rocha e vários paroquianos.
Por sua vez a entrevista semanal conjunta da Rádio Renascença e da Agência Ecclesia foi feita ao Diretor Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária no Porto. José Veiga disse notar “um crescendo de dificuldades entre os estudantes” do ensino superior. Acrescentou ainda que também a Igreja vive tempos de grande dificuldade com a crise dos abusos sexuais.
Com o título “Reforçar a fé quando a Igreja está em crise” foi, precisamente, o tema que preencheu a foto de capa da Notícias Magazine, dando destaque ao artigo mais desenvolvido desta revista em Domingo de Páscoa.
Foi a “história da semana” com quatro entrevistados. Dois eram da diocese do Porto: o diácono Filipe Santos e a professora Sofia Salgado Pinto. O futuro jovem sacerdote sublinhou ser este um “tempo de mudança” na Igreja para “procurar a justiça e a verdade”. A docente universitária é membro não executivo dos órgãos sociais de várias empresas e afirmou que “a transformação é possível” na Igreja.
Sofia Salgado Pinto é membro da Comissão Sinodal Diocesana e da Comissão Diocesana para o Diálogo Inter-Religioso e frisou nesta entrevista que “a sociedade precisa de uma Igreja diferente, que não exclua, nem marginalize”.
Em particular, este trabalho da Notícias Magazine, realçou que, não obstante o atual ambiente de crise na Igreja, estas pessoas crentes sentiram ser este um momento especial para participarem e testemunharem ainda com mais vontade a sua vida em Igreja.
Estes trabalhos jornalísticos em Domingo de Páscoa foram possíveis porque há na diocese do Porto um trabalho de anos na produção de conteúdos de informação que serve de referência. Que procura valorizar o esforço coletivo para que seja possível um efetivo processo de comunicação.
Tal como escreveu o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2022: “Só se sairmos do monólogo é que se pode chegar àquela concordância de vozes que é garantia duma verdadeira comunicação”.
RS