O novo Diretório para a catequese recorda que: “a introdução e o uso de instrumentos digitais de forma massiva causou alterações profundas e complexas a muitos níveis com consequências culturais, sociais e psicológicas ainda não totalmente evidentes (DPC 258)”, mudando o mundo e a sua perceção. Neste contexto, o mesmo desafia a catequese a «aprender modalidades comunicativas eficazes, além de garantir uma presença na rede que de testemunho dos valores evangélicos. (DPC 214).
De facto, hoje, é incontornável a questão digital na educação da fé/iniciação cristã e a pandemia veio recordar a urgência de refletir e dar resposta a estes desafios como referem alguns pontos das “emergências pastorais” e dos objetivos citados no Plano Pastoral da nossa Diocese.
Neste sentido o SDEC disponibiliza para os catequistas um processo formativo nas modalidades b-learning e e-learning: «Catequista/testemunha ao serviço de uma experiência de fé na web», propondo-se responder aos seguintes objetivos:
O Programa e outras informações estão disponíveis no site https://www.catequesedoporto.com/index.php
Formulário ferramentas digitais - Nível 1: https://forms.gle/f5rW3FCMWurwCmaR9
Formulário ferramentas digitais - Nível 2: https://forms.gle/FxsHodrxsqJ9mCUw5
Projeto Say Yes - «um itinerário catequético para a adolescência»
O Projeto «Say Yes» é um itinerário catequético para a adolescência, abraçado e proposto pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e elaborado pela Diocese de Lisboa, em ordem a preparar as JMJ de 2023.
Trata-se de propor um caminho que permita implementar uma catequese catecumenal, que inicie à vida na fé, aprofunde o querigma, privilegie a vida comunitária, a vivência litúrgica e a participação na missão.
Aderir ao mesmo possibilita aos catequistas entrarem no processo de renovação catequética, de acordo com as orientações do Magistério, nomeadamente, do novo Diretório para a Catequese. Todos os grupos estão convidados a inscreverem-se a partir do 7º ano. As suas caraterísticas pedagógicas/catequéticas facilitam alterações na organização da catequese tais como, formar grupos mistos, juntando várias idades do 7º ao 10º, tendo em conta o perfil e realidade dos adolescentes.
Em ordem a acompanhar aqueles que vão iniciar o projeto este ano assim como aqueles que vão começar o segundo ano, o SDEC disponibiliza, na plataforma zoom, um processo formativo em que procura oferecer uma formação catequética, apoiar e acompanhar o desenrolar do itinerário e estabelecer uma rede de partilha de experiencias, de materiais e de interajuda entre os catequistas.
O Programa e outras informações estão disponíveis no site https://www.catequesedoporto.com/index.php
Para acesso ao formulário da inscrição clique no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgtU8NE9-UymvWB6Xqj4zLhxLJ9CjGWk0jUh_is8TdPLkdmQ/viewform