POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

CCC 2021/2022: ciclo “Levanta-te: juntos por um caminho novo”


No início de junho o Centro de Cultura Católica (CCC) deu a conhecer o programa de cursos e atividades formativas para o ano letivo de 2021/2022, sob o lema «Compreender a esperança a que fomos chamados». Mantendo as suas propostas formativas estruturantes no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios, o CCC propunha-se contribuir para a formação cristã na diocese do Porto, correspondendo ao interesse dos que desejam aprofundar a sua fé ou dos que buscam competência no serviço das comunidades cristãs. Nessa mesma altura se prometia que entretanto seriam programados ciclos temáticos, designadamente sobre temas de índole teológico-pastoral e em sintonia com alguns dos objetivos do Plano diocesano de pastoral da diocese do Porto, que então ainda não tinha sido divulgado.

Depois de o Plano ter sido dado a conhecer no início de julho, chegou o momento do CCC divulgar um ciclo de conferências com um ritmo mensal (apenas interrompido em março e abril), organizado em conjunto com o diaconado permanente e em colaboração de alguns secretariados diocesanos, sob o título que serve de lema diocesano para 2021/2022: «Levanta-te: Juntos por um caminho novo». O ciclo cobre a maior parte dos temas apontados no referido Plano, a saber:

  • 14 de outubro – «”Levantou-se apressadamente”: Uma leitura de Lc 1, 39-45» (D. António Taipa);
  • 9 de novembro – «A sinodalidade como estilo para uma permanente conversão pastoral» (P. Sérgio Leal);
  • 14 de dezembro – «Catecumenado: Uma experiência concreta» (P. José M. Pacheco Gonçalves; Manuel António Ribeiro);
  • 4 de janeiro – «A Eucaristia faz a Igreja» (Cón. João da Silva Peixoto);
  • 1 de fevereiro – «A catequese em chave evangelizadora e catecumenal» (Maria Isabel Oliveira);
  • 10 de maio – «Transmitir e receber a fé em família» (Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar);
  • 7 de junho – «A “nova fantasia da caridade” na comunidade cristã» (P. Manuel Fernando Silva).

As sessões do ciclo decorrem nos dias referidos, às 21 horas, e são abertas e de participação livre por todos os interessados. A realização presencial ou à distância será decidida aquando da divulgação próxima de cada conferência.

Agradece-se a divulgação do ciclo para que segue em anexo um cartaz.

Recorda-se entretanto que se encontram abertas até 31 de julho e de 1 a 24 de setembro as inscrições para o Curso Básico de Teologiao Curso Complementar de Formação de Catequistas e os Cursos da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Acólitos, Leitores, Salmistas e Músicos para a Liturgia).

(inf: CCC)