POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Conselho Diocesano de Pastoral reuniu para pensar novo ano


No sábado dia 8 de maio reuniu o Conselho Pastoral Diocesano com a presença de 35 membros representantes de comunidades, vigararias, secretariados, movimentos e obras. Uma reunião presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, na presença dos seus bispos auxiliares.

Os trabalhos desta reunião tiveram como primeiro objeto de trabalho a avaliação do último ano pastoral pelos presentes, sendo por estes destacado o desafio de resiliência colocado a toda a Igreja, que foi respondido com grande adaptação aos meios à distancia pelas comunidades nos encontros, na catequese e celebrações e com muita criatividade de iniciativas.

No entanto, constituem motivo de preocupação o retomar e aprofundar da presença e reunião da Igreja e em Igreja para um testemunho de Fé, bem como a manutenção das dinâmicas que se criaram de proximidade e construção de pontes com os que sofrem.

De seguida foi apresentada uma proposta de plano pastoral diocesano para os próximos anos que sintonize com a temática e a vivência da dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, de forma a que estas sejam mobilizadoras e renovadoras para todos e não só para os jovens, como solicitado pelo Papa Francisco.

A proposta pretende dar continuidade à temática da iniciação cristã, tomando como modelo Maria e os desafios que podemos encontrar em Lc 1, 39-41, que são mote da JMJ 2023.

Concretizando para o próximo ano pastoral, e partindo das experiências destes últimos tempos, que aliam alguma perda das referências cristãs de comunidade e aumento das rotinas digitais com novos e promissores caminhos, o mote “Levantou-se apressadamente” será o desafio a que toda a Diocese do Porto se “levante” animicamente, numa atitude missionária e caritativa de sair ao encontro do próximo.

(inf: Ângelo Soares, Conselho Diocesano de Pastoral)