POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Covid-19: pastoral universitária em tempo de pandemia


Neste tempo de pandemia o Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária (SDPU) tem vindo a utilizar as redes sociais, nomeadamente facebook e whatsapp como plataformas para continuar a estar presente e próximo dos estudantes universitários. A divulgação das atividades tem continuado através de instagram e facebook.

1) Orações por Whatsapp

A Pastoral Universitária já tinha todos os meses um momento de oração. Neste tempo tem feito orações por whatsapp através de uma dinâmica simples: a oração é anunciada nas redes sociais e os interessados inscrevem-se através de um “google forms”. No dia da oração, é criado um grupo de whatsapp, no qual as pessoas só podem receber publicações. Antes do seu início, são enviadas as informações relativas à oração, normalmente pedidos para cada um criar e escolher um espaço tranquilo e recolhido em casa. Às horas marcadas, os inscritos começam a receber os pontos de oração. São enviadas, por exemplo, músicas, leituras e reflexões. Foram já realizadas 3 e o feedback tem sido mesmo muito bom. Até junho, está planeada mais uma oração planeada relacionada com o início da época de exames.

2) Publicações informativas e de partilha

Têm sido intensificadas as publicações nas redes sociais, nomeadamente, com informações relativas à Missa Dominical, com horários de várias Missas e onde as pessoas podem assistir. Também são disponibilizadas sugestões culturais, especialmente sobre filmes e documentários.

3) Terço 

Foi já realizado um Terço através do facebook. Especial destaque para os dias 3 e 13 neste mês de maio. O primeiro será um terço publicado na página de facebook da PU e o segundo será através de uma das plataformas digitais.

4) A Quarentena dos Universitários

Nos últimos dias de abril, foi iniciada uma atividade, na qual foi pedido aos universitários para partilharem, através de um vídeo, como estão a viver esta quarentena. O objetivo é provocar um momento de partilha e de unidade neste momento especial. Todas as semanas serão publicados 3 vídeos nas redes sociais, terminando na última semana de maio, com um momento final orientado pelo padre José Pedro Azevedo, diretor do SDPU.

5) Missa de Quarta-feira

Na 3.ª semana de abril, teve início a transmissão semanal da Missa de Universitários, à Quarta-feira. A Missa tem lugar todas as Quartas às 20.30h, sendo anunciada a plataforma de acesso através das redes sociais.

6) Reflexões de Boa noite e Via Lucis

Tiveram início no dia 29 de abril as “reflexões de boa noite”. Consistem em 2 vídeos curtos e simples, que pretendem ser uma reflexão para as pessoas escutarem antes de irem dormir. Têm como base sempre excertos de um livro, refletindo sobre um tema atual e enquadrado no sentido da oração. O próximo é no dia 6 de maio.

A Via Lucis será no dia 20 de maio. Mais pormenores serão divulgados diretamente aos estudantes nos próximos dias.

RS com SDPU