POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

EMRC: Secretariado Nacional da Educação Cristã promove mostra de «Esperança» nas escolas (c/vídeos)


O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) promove a partir de hoje a Semana/Encontro Nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), até 21 de maio, com uma mostra de “Esperança” pelas escolas do país.

A iniciativa do SNEC, com a equipa nacional de apoio à EMRC, vista ir “ao encontro da presença e riqueza da EMRC nas comunidades educativas e na vida pessoal de cada aluno”.

“Esta semana vai ter propostas variadas e atrativas, que possibilitem a alunos e professores criar múltiplas dinâmicas nas suas escolas, em sintonia e comunhão com as demais escolas do país que decidirem aderir a esta iniciativa, refere ao portal ‘Educris’ o Departamento Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica no SNEC.

Organizado “em três momentos diferentes” e pensado “para envolver as escolas das 20 dioceses do país” a Semana/Encontro decorre sob o lema ‘EMRC…Esperança(-te)’.

“Apelamos à criatividade de todas as comunidades educativas para que, através da arte, da fotografia, do vídeo, da música, de ações concretas no seu meio, mostrem as razões da sua Esperança”, concluem os responsáveis da EMRC.

 

O professor Dimas Pedrinho, membro do Departamento da EMRC no SNEC, adianta que vão ter “uma grande surpresa” para encerrar esta semana, pelas 21h00, do próximo dia 21, no Youtube.

“Um concerto falado que vai ser um momento de partilha, encontro, de festa, entre alunos e um cantor que, também ele foi aluno de EMRC, o Fernando Daniel. Queremos que os nossos alunos se deixem marcar pela esperança de que o amanhã seja melhor e que juntos vamos conseguir ultrapassar as dificuldades que vivemos”, explicou, informa o sítio online ‘Educris’.

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

OC