COMPREENDO E ACEITO

Matrículas EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica)

Estão a decorrer as matrículas nas escolas para o ano letivo de 2020/2021. Os pais dos alunos e os alunos a partir dos 16 anos têm a possibilidade de inscrição na disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), que é de oferta obrigatória e de escolha livre em todas as escolas do Estado.

Esta disciplina de EMRC, no curriculum escolar, não se confunde com a catequese paroquial nem concorre com ela, nem a substitui. Esta Disciplina, assegurada pela Igreja Católica, oferece aos alunos, em contexto escolar, uma “sabedoria de vida”, aberta à transcendência e mobilizadora dos valores do humanismo cristão. Ela é essencial, para quem procura uma educação integral, que não descura a dimensão religiosa da pessoa e da cultura.

Queríamos alertar para situações inéditas, este ano, no processo de matrículas. Na inscrição online, tanto para o ensino básico como para o secundário, os encarregados de educação encontram onde assinalar a opção de “EMR” (Educação Moral e Religiosa), devendo, posteriormente, informar a escola, sobre qual a confissão religiosa pretendida (neste caso, católica). Os alunos com idade igual ou superior a 16 anos, que queiram frequentar a Disciplina de EMRC, têm obrigatoriamente de informar a escola da sua escolha, logo depois de publicadas as listas de turmas. A exigência destes procedimentos posteriores ao ato de matrícula é nova e pode-nos apanhar “distraídos”. Não percamos “na secretaria” esta luta que travamos todos os dias, no ambiente escolar, por oferecer um contributo sábio, para a construção de um projeto de vida com sentido.

Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto