COMPREENDO E ACEITO

Mensagem do Bispo do Porto aos jovens da Diocese do Porto

O Domingo de Ramos é também celebrado pela Igreja como o Dia Mundial da Juventude. Na diocese do Porto estava tudo preparado para uma celebração festiva no Santuário do Monte da Virgem em Vila Nova de Gaia. Na impossibilidade prática da sua realização devido à pandemia de coronavírus, os jovens foram animados pelo bispo do Porto neste sábado, 4 de abril, através de uma vídeo mensagem.

Nessa comunicação, D. Manuel Linda começa por recordar o encontro que estava marcado para 5 de abril em Gaia e pede que os jovens não deixem de celebrar “no íntimo” da sua “casa” o “Domingo de Ramos” que é o “Dia Mundial da Juventude” – assinalou.

“Quero felicitar-te, quero animar-te” – foi com estas palavras de proximidade que o bispo do Porto convocou os jovens para dois trabalhos: em primeiro lugar para que através “das redes sociais” falem com os colegas e lhes digam que “sem Deus somos algo menos”. “Precisamos de uma âncora que nos segure e que segure a nossa existência” – disse D. Manuel Linda.

Um segundo trabalho que o bispo do Porto pediu aos jovens foi o de estarem atentos às “necessidades fortes a nível social”. “É preciso o contributo de muita gente, particularmente, na relação com os velhinhos e em tantas situações que reclamam trabalho acrescido. Não o negues se souberes de algum que reclame a tua presença” – afirmou.

D. Manuel Linda confortou os jovens dizendo-lhes que “ao longo deste ano ainda havemos de celebrar as nossas jornadas diocesanas”. Lançou a hipótese eventual de isso acontecer “no princípio do próximo ano escolar”.

O bispo do Porto disse aos jovens que “a Sexta-Feira Santa não é a última palavra da História”. “A última palavra da História chama-se Aleluia! Manhã da Ressurreição!” – disse D. Manuel Linda desejando aos jovens da diocese e seus familiares uma boa Páscoa.

RS