COMPREENDO E ACEITO

Proposta SDEC - caminhada familiar «Vitral quaresmal»

Caríssimos Catequistas
Recordando a ALEGRIA de sermos FILHOS de DEUS, o Secretariado saúde particularmente cada catequista!
Imaginamos o quanto, nestes tempos de dor e de insegurança, a fé (a presença de Deus nas nossas vidas) e os irmãos têm sido o apoio e a força. Nas entrelinha das dificuldades e dos medos, nascem gestos de esperança! Temos a certeza que das mãos e do coração dos catequistas surgem gestos que, junto dos catequizandos e sua famílias, dizem que o AMOR de DEUS continua a acontecer e a dizer-se através de mãos HUMANAS!
1... CAMINHADA para as famílias de  30 de março a 4 de abril.
 - Em anexo, enviamos uma proposta de caminhada familiar «Vitral quaresmal» para as famílias.
 Sugerimos que todos os que tiverem a possibilidade de a reencaminhar por meios informáticos a façam chegar a todos. Se alguém o desejar, pode solicitar o documento em word.
Na próxima semana enviaremos sugestões para a Semana Santa.
2... Sugestões para a catequese em tempo de isolamento profilático
- É importante manter o vínculo com os catequizandos e suas famílias (sabemos que muitos já o fazem) através de: telefonemas, WhatsApp,  Skype, mail, Facebook… e outros meios… de acordo com a realidade de cada grupo. É uma forma de alimentar os laços comunitários, de iniciar à comunidade como nos solicitado na missão catequética e de sermos solidários (muitas famílias estão a passar por momentos bem difíceis);
- Informar o grupo e convidar a participar nas várias ações que a Igreja propõe para celebrar os sacramentos e rezar como comunidade cristã.
Existem muitas propostas on-line, seja da própria paróquia, seja através dos diferentes meios das redes sociais.
3... o SDEC nas redes sociais
- Sigam o SDEC no Facebook : catequese diocese do porto, temos partilhado propostas, sugestões… e continuaremos a fazer.
 Vamos  partilhar  mais materiais no nosso site: www.catequesedoporto.com
Visite-nos e partilhe.
4... SOLICITAMOS SUGESTÕES e AJUDA- PARTILHA
- Teremos de nos reinventar para podemos continuar a fazer catequese nestes tempos de recolhimento, após a Páscoa. Pedimos sugestões, ideias… partilhas…
Pedimos ajuda de todos os que tem dons criativos!  Enviem-nos informação para este e-mail: portosdec@gmail.com.
- Solicitamos também que nos enviem por mail BOAS NOTÍCIAS para as podermos divulgar no Facebook do SDEC e no nosso site!!!!!
É IMPORTANTE para ajudar e motivar catequistas com menos meios!!!!!
O Papa Francisco Pede-nos:
«Permaneçamos unidos. Façamos sentir a nossa proximidade às pessoas mais sozinhas e provadas. A nossa proximidade aos médicos, profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários... A nossa proximidade às autoridades que devem tomar medidas duras, mas para o nosso bem.»

Lembramos a mensagem do nosso Bispo Dom Manuel para a quaresma, em que nos recordou as : «três vias par chegarmos à conversão são: a Via da escuta da Palavra de Deus, da penitencia e da partilha fraterna.»
Proposta para download: LINK

Votos de que tudo corra bem para o catequista, para a sua família e comunidades!
Secretariado Diocesano na Educação Cristã