COMPREENDO E ACEITO

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

No próximo dia 25 de julho celebraremos em toda a Igreja o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco.
Aqui pode escutar a mensagem do Papa sobre este tema, intitulada “Eu estou contigo todos os dias”, que pode também ser lida aqui.
Os materiais disponibilizados pelo DNPF e pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida podem ser descarregados aqui.
Destes documentos e das palavras do Papa, ressaltam três propostas pastorais muito concretas que desfiamos a implementar:

1. Que os netos visitem os seus avós neste dia, ou num dia próximo que o preceda ou suceda;

2. Que os jovens visitem idosos que se encontrem sozinhos, nas suas casas ou em residências de acolhimento;

3. Que uma das missas do domingo, 25 de julho, seja dedicada à celebração desse Dia Mundial com a presença dos avós e dos seus netos e dos idosos da paróquia ou comunidade (ver subsídios litúrgicos).

Para nos ajudar a refletir sobre o tema, promovemos no dia 16/7 às 21h30 uma sessão online, que contará com vários testemunhos. O link de acesso será atempadamente divulgado.