POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

“Viver o batismo todos os dias” é o tema da próxima Jornada de Pastoral Familiar


Decorreu na Casa Diocesana de Vilar na manhã de sábado dia 21 de setembro o Conselho Diocesano da Pastoral Familiar neste reinício de atividades após o Verão. Presentes cerca de 50 pessoas vindas de toda a diocese. Foram vários os testemunhos de casais apresentados a propósito das atividades no último ano nos âmbitos paroquial, vicarial e dos movimentos eclesiais.

O bispo do Porto presidiu à sessão tendo baseado a sua intervenção na leitura do Evangelho de S. João com que se iniciou o encontro (Jo 15, 1-8). D. Manuel Linda chamou a atenção para a mesma seiva que vivifica todos os órgãos da videira, da raiz ao tronco, folhas e frutos. Essa única seiva como que se exprime de diferentes modos, mas dá vida a toda a videira.

“Assim também nós, cristãos ativos na pastoral da família, somos chamados a viver a mesma vida que é Cristo incarnando-a no tempo e na realidade concreta em que vivemos” – disse o bispo do Porto.

Segundo D. Manuel Linda, cabe-nos “intervir com o que temos e como podemos, neste tempo que é o nosso” – concluiu agradecendo a todos o trabalho que desenvolvem na diocese a favor das famílias.

Entretanto, Ângelo Soares, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF), em declarações à VP, assinalou que “o grande objetivo deste ano pastoral é continuar a dar corpo às orientações para a pastoral familiar, apresentadas em março deste ano, numa perspetiva batismal”.

Para Ângelo Soares serão mantidos os desafios dos anos anteriores, tais como, o acolhimento, a integração, a compaixão e a formação, mas procurando integrar nesse trabalho o sacramento do batismo que é a motivação pastoral diocesana para o ano de 2019/2020.

Neste sentido, Ângelo Soares informou que a habitual Jornada de Pastoral Familiar de fevereiro terá como tema: “Viver o batismo todos os dias”. O grande encontro anual de casais jubilados, que só no último ano reuniu mais de 1200 casais no Dia Diocesano da Família, terá lugar em 2020 na Vigaria de Paços de Ferreira no dia 7 de junho. “O Dia Diocesano constitui um fator mobilizador da pastoral familiar local. Daí que vamos continuar a percorrer a diocese com esta iniciativa” – disse o diretor do SDPF.

(RS)