POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

A Missão Maia22 está em fase de preparação


O Secretariado Diocesano das Missões juntamente com a Animação Missionário Ad Gentes (ANIMAG) Zona 2, depois de ter realizado Semanas Missionárias nas Vigararias de Felgueiras, Vale de Cambra, Arouca e Baião desafiou a Vigararia da Maia, a realizar uma Missão de evangelização nas Terras do Lidador, na Quaresma de 2022.

Aproveitando o tempo da Pandemia para se fazer o levantamento da situação sócio-pastoral da Vigararia a partir do clero, da catequese, dos jovens, da família e dos vicentinos foi elaborado pela Vigararia da Maia o relatório: “Os desafios pastorais da Pandemia”.

A partir deste documento de trabalho, criou-se uma Equipa de Coordenadores com representantes de cada uma das 18 paróquias da Maia, que já está no terreno, lançando dois concursos – o do Logotipo e o do Hino (letra e música) da Missão – subordinados ao lema da Diocese “Levanta-te! Juntos por um Caminho Novo”, com anúncio público dos vencedores no dia 24 de Outubro, Dia Mundial das Missões.

Entretanto, no passado dia 16 de Setembro na paróquia do Corim realizou-se um primeiro encontro de reflexão para os coordenadores, orientado pelo P. Quim dos Missionários Combonianos, subordinado ao tema: “Ser discípulos missionários”. Este encontro, que serviu também para a divulgação da Oração da Missão Maia22, que passará a ser rezada nas Celebrações dominicais da Eucaristia das paróquias da Vigararia a partir de 2 de outubro, terá continuidade numa recoleção agendada para a manhã do dia 30 de outubro, na Casa dos Missionários Combonianos da Maia.

A Comissão dos Coordenadores, coadjuvada pelo P. Farias e pela Irmã Isabel dos ANIMAG, já está a despertar nas 18 paróquias da Maia, juntamente com os seus párocos a consciência dos cristãos de que pelo batismo, todos somos discípulos missionários. Para além do anúncio da Missão, nas 18  paróquias da Vigararia a ser realizado pelos missionários do ANIMAG no Advento próximo, prevê-se para o início do próximo ano uma Conferência de Imprensa com anúncio público da Missão, eventos e encontros com diversos setores da sociedade maiata, exposição missionária e concerto com bandas jovens, testemunhos de cristãos ativos no desporto, na sociedade e  na cultura, culminando com uma Semana Missionária e uma Celebração do Perdão e da Reconciliação em cada uma das paróquias. Até lá contamos com a vossa oração!

(inf: padre Domingos Areais, assessor vicarial das Missões na Maia)