POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

D. Manuel Linda presidiu à Festa de Nossa Senhora do Monte da Virgem


No passado dia 25 de junho, D. Manuel Linda, Bispo do Porto, presidiu a solene celebração eucarística no Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada, em Vila Nova de Gaia, festividade em que se assinalavam os 116º aniversário da bênção da primeira pedra do Monumento à Imaculada Conceição e a primeira peregrinação àquele lugar. D. Manuel Linda, na sua homilia, lembrou a importância dos Santuários na vida da Igreja e o seu papel na evangelização, pois são focos de espiritualidade e, como tal, parafraseando a profecia de Isaías, construtores de paz. Referindo o significado da efeméride, o Bispo do Porto lembrou a dimensão verdadeiramente diocesana do Santuário do Monte da Virgem, exortando que importa continuar a lançar “pedras” na construção e dinamização deste santuário.

 

 

Apesar de ter sido a primeira vez que se celebrou esta festividade, o Santuário encheu-se. Marcaram presenças o vigário da vara de Gaia-Norte, os párocos de Oliveira do Douro, Vilar de Andorinho e Santo Ovídio, bem como outros sacerdotes e diáconos. No final, o Reitor do Santuário, interpretando o sentimento de todos, agradeceu a presença de D. Manuel Linda bem como de todos os presentes, lembrando que a celebração desta festa, bem como o dinamismo pastoral que se procure implementar no Santuário do Monte da Virgem, apenas procura concretizar o sonho, a vontade, a devoção que motivou tantos a erguer e construir um Santuário Mariano Diocesano por excelência: «a casa da Mãe na Diocese da Virgem».

Da parte da tarde, umas dezenas de fiéis participaram no momento de adoração eucarística, terço e celebração da Eucaristia.

No Santuário Diocesano do Monte da Virgem celebram-se todos os meses, os primeiros sábados e celebram-se os dias 13 entre maio e outubro. No 2º domingo de Agosto realiza-se a Grande Peregrinação ao Monte da Virgem-Peregrinação dos Emigrantes, como já vem sendo habitual.

(inf: Santuário do Monte da Virgem)