POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

D. Pio Alves na paróquia de Refojos de Riba de Ave


Foi a fazer juz ao lema do novo ano pastoral – “Como os Ramos na Videira, Todos Filhos de Deus” – que os paroquianos de Refojos de Riba de Ave receberam o bispo-auxiliar do Porto, D. Pio Alves.

A visita começou no dia 22 de Novembro e teve como primeira paragem a escola primária de Refojos. Aqui, as crianças puderam conhecer D. Pio Alves e ouvir algumas palavras suas.

Depois de cerca de uma hora a falar com os mais pequeninos, D. Pio Alves parou no Centro de Convívio Paroquial de São Cristóvão de Refojos e fez uma visita aos doentes da freguesia.

No final do dia, às 19 horas, o bispo-auxiliar do Porto celebrou Missa e reuniu em assembleia com a comunidade paroquial, com o objetivo de conhecer todos os que fazem parte das atividades e demais cargos da paróquia.

O primeiro dia de visita ficou marcado, sobretudo, pela interação e pelas palavras de esperança de D. Pio Alves aos paroquianos.

O dia seguinte, 23 de novembro, foi dedicado à catequese. Eram 10:30 horas quando D. Pio Alves marcou presença na igreja de Refojos para falar à catequese tendo respondido com muito humor às curiosidades dos mais jovens. De seguida encontrou-se com os crismandos que D. Pio Alves confirmou na fé no dia seguinte, domingo, 24 de novembro.

Na celebração da Eucaristia e do Crisma, D. Pio Alves citou o Papa Francisco: “É feio ver um jovem estático, que vive, mas vive como um vegetal. Dá-me muita tristeza no coração ver jovens que vão para a reforma aos 20 anos! Sim, envelheceram cedo… Viver e não ir vivendo!” – disse o Papa.

A mensagem serviu, principalmente, como um alerta e incentivo para que os jovens fiquem ligados às atividades da paróquia e não desistam no dia seguinte.

Novembro foi o mês escolhido para esta visita pastoral e ficará, com certeza, na memória de todos os paroquianos que ouvirão as palavras sábias e carinhosas de D. Pio Alves.

Depois das celebrações, a visita pastoral de D. Pio Alves a Refojos de Riba de Ave terminou com um lanche com a comunidade na Casa do Senhor, num convívio fraterno, partilhando a amizade de todos.

(inf: Maria Eva Silva)