POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Dia Vicarial da Família em Arouca-Vale de Cambra com casais jubilados


A Vigararia de Arouca-Vale de Cambra celebrou no passado domingo, dia 10 de novembro, o Dia Vicarial da Família no Santuário de Santo António em Vale de Cambra. Uma atividade programada e dinamizada pela Equipa Vicarial da Pastoral Familiar, destinada a todos os casais da Vigararia com Jubileus Matrimoniais de 10, 25, 50 e 60 anos, celebrados neste ano de 2019.

O acolhimento dos casais foi feito no Auditório do Santuário com um momento musical interpretado pelo jovem fadista Simão, natural de Arouca. Os trabalhos tiveram início já com a presença de D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e com a apresentação dos casais Maria José / Paulo Moura Soares, de Gaia; e a Sílvia Silva / Pedro Soares, de Santa Maria da Feira. O tema apresentado, em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral foi: “Batizados, porque amados por Deus”.

Segundo nota enviada à VP, o casal Maria José / Paulo Moura Soares falou sobre o Batismo referindo que este sacramento é “a porta que permite que Jesus faça a sua morada” constituindo “a Grande Família que é a Igreja”. Realçaram a importância do empenho dos cristãos na transformação do mundo tendo sido destacada, em particular, a necessidade do envolvimento de pais, padrinhos, família e comunidade na celebração batismal e no testemunho de vida cristã.

Por sua vez, o casal Sílvia Silva / Pedro Soares, já com uma experiência e vivência de 21 anos de vida matrimonial apresentou, em forma de testemunho, vários passos do seu percurso familiar, como esposos e como pais, realçando a importância e o impacto das suas famílias de origem na formação e na vivência da Fé. “São as pequenas coisas que nos mostram o amor de Deus” – afirmou o casal que sublinhou a importância da participação na Eucaristia em família e da vivência das atitudes do acolhimento, da solidariedade e da partilha num ambiente familiar de afetos.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia no Santuário de Santo António presidida por D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, responsável pela Região Pastoral Sul, e concelebrada por sacerdotes e diáconos das várias paróquias que constituem a Vigararia de Arouca-Vale de Cambra. A celebração contou com a presença de 32 casais jubilados vindos de diversas comunidades da mesma Vigararia e que celebram neste ano, 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial. A celebração eucarística foi animada por um coro inter-paroquial.

Durante a Eucaristia, foi feita a renovação do compromisso matrimonial de todos os casais presentes e no final da celebração, D. Vitorino Soares entregou um diploma a cada casal jubilado.