POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Oração do Terço pela Cidade da Virgem (31 maio)


No domingo, 31 de maio, pelas 20.30h, tem início na Praça do Marquês de Pombal uma procissão especial em tempo de pandemia. 

Numa organização das vigararias da cidade do Porto e na impossibilidade de se realizar a habitual Procissão da Luz no final do mês de maio, o bispo do Porto percorrerá as ruas da cidade da Virgem com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Haverá seis paragens nas quais D. Manuel Linda rezará um mistério do Terço em cada uma. Na última paragem será o momento três avé marias finais e de uma oração pelos doentes e profissionais de saúde.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima irá num andor transportado por um veículo. Na frente a Polícia Municipal. Durante o percurso as pessoas poderão participar com velas nas janelas e varandas das residências. Poderão estar presentes em cada uma das paragens. Em todos estes momentos deverá ser respeitada a distância de segurança.

A oração tem início na Praça Marquês de Pombal. O veículo com a imagem da Senhora de Fátima, precedido pela Polícia Municipal, e o carro de som percorrerá essa Praça seguindo pela Rua Latino Coelho, Rua da Alegria, Rua Fernandes Tomás, Campo 24 de Agosto, Rua do Bonfim, Avenida 25 de Abril, Praça da Corujeira, Rua Camilo Pessanha.

A partir deste ponto serão estes os percursos, paragens e vias percorridas:

 

A primeira paragem será no cruzamento da Rua Camilo Pessanha com a Rua Cecília Meireles.

Depois prossegue: Rua do Falcão, Rua Emílio Biel, Rua Nossa Senhora do Calvário, Rua de São Roque da Lameira, Alameda de Cartes, Rua Conde Castelo Melhor, Rua Souto de Contumil, Rua do Giestal, Rua Fonte de Contumil, Rua de Contumil, Rua Prof. Bonfim Barreiros, Rua da Ajuda, Rua das Mercês, Rua Costa Cabral, Rua da Igreja da Areosa.

 

A segunda paragem será no cruzamento da Rua da Igreja da Areosa com a Rua Dr. Eduardo Santos Silva.

De seguida: Rua de Costa Cabral, Praça Marquês de Pombal, Rua da Constituição, Rua Pedro Hispano, Avenida da Boavista; Rua Azevedo Coutinho; Rua Fernando Pessoa; Rua Afonso Lopes Vieira.

 

A terceira paragem será na Rua Afonso Lopes Vieira.

Prossegue de seguida: Rua Eugénio de Castro; Rua Azevedo Coutinho, Avenida da Boavista, Avenida do Doutor Antunes Guimarães, Rua Dr. Vasco Valente, Rua Rocha Peixoto, Rua Professor Mota Pinto; Rua do Pinheiro Manso; Rua da Igreja de Ramalde, Rua Direita de Francos, Rua São João Bosco, Avenida do Bessa.

 

A quarta paragem será no cruzamento da Rua S. João de Brito com a Rua Prof. Mota Pinto e Avenida do Bessa.

Percurso seguinte: Rua São João de Brito, Avenida da Boavista, Avenida Marechal Gomes da Costa, Rua Afonso de Albuquerque, Rua Francisco Barreto, Rua João Rodrigues Cabrilho, Rua de Bartolomeu Velho, Rua 25 de Julho, Rua Dom João de Mascarenhas, Rua Diogo Botelho, Praça do Império, Rua de Diu, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua da Agra, Rua do Marechal Saldanha, Praça de Goa, Rua de Malaca, Avenida da Boavista, Praça Gonçalves Zarco, Avenida Montevideu, Avenida do Brasil, Rua Coronel Raúl Peres, Esplanada do Castelo.

 

A quinta paragem será na Esplanada do Castelo.

De seguida: Rua do Passeio Alegre, Rua de Sobreiras, Rua do Ouro, Alameda Basílio Teles, Rua da Restauração, Rua Professor Vicente José de Carvalho, Largo Abel Salazar.

 

A sexta e última paragem será no Largo Abel Salazar.

Aí decorrerá a parte final da oração do Terço junto ao Hospital de Santo António. D. Manuel Linda, bispo do Porto, rezará as três avé marias finais do Terço e uma oração pelos doentes e profissionais de saúde.

RS