POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Santo Tirso: D. Manuel Linda na Paróquia de Sta Maria Madalena


Foi com enorme alegria que, na terça-feira, dia 28 de Janeiro, dia da Memória Litúrgica do Mártir Santo Tirso, acolhemos o Senhor Dom Manuel Linda para a Visita Pastoral à Paróquia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso.

Até este Domingo, Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial do Consagrado, o Senhor Bispo pôde conhecer bastante melhor a vida desta Paróquia e da Cidade em que está inserida.

Sempre com um acolhimento extraordinário, foi recebido em vários locais da Comunidade – Colégio de Santa Teresa de Jesus; Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso; ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social); Câmara Muncipal de Santo Tirso e União de Freguesias; Fábrica A. Sampaio & Filhos, Têxteis, S.A.; Futebol Clube Tirsense; ACIST (Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso); Associação Humanitária Bombeiros Tirsenses (Amarelos) – apercebendo-se da relação entre a Paróquia e as várias Instituições, tornando a Igreja presente, indo ao encontro das pessoas. Laços criados e que se procuram reforçar.

A presença junto das pessoas que servem a Paróquia nos vários grupos de Apostolado, organizados a partir dos três sectores da Pastoral, teve o seu momento alto na Assembleia Paroquial, realizada na sexta-feira à noite. Houve oportunidade de escutar, dialogar, rezar… e ficar a conhecer a organização da Paróquia.

Mas, o Senhor Dom Manuel teve a oportunidade de se encontrar, particularmente, com vários dos Grupos do Apostolado: Teresianas, Centro de Dia, Vicentinos, Catequese, Noelistas, Agrupamento 628 de cne, Confraria do Senhor dos Passos, Acólitos, Crismandos. Houve vários momentos de diálogo com o Senhor Bispo, numa proximidade sempre de registar.

Sempre especial, nas Visitas Pastorais, é a visita aos doentes, em que se agradece sempre, o serviço feito pelos Ministros Extraordinários da Comunhão e das Famílias no cuidado zeloso dos seus doentes e idosos. Graças a Deus por tanto bem que se faz.

A Visita Pastoral terminou com a Eucaristia, embelezada pelos Grupos Corais da Comunidade e pelos Acólitos, em que o Senhor Bispo Confirmou na Fé um grupo de 12 jovens e adultos. Somos Como Ramos na Videira.

Escutamos com atenção a mensagem de encorajamento para o futuro que o Senhor Dom Manuel nos deixou, particularmente em dois desafios lançados: inserção de jovens nos vários Grupos do Apostolados, no sentido de uma renovação progressiva e consistente; Conciliar a vida do dia-a-dia, nos mais diversos locais, com a dimensão Religiosa, fazendo com que esteja muito mais presente, encontrando equilíbrio nesta relação.

A Comunidade de Santa Maria Madalena de Santo Tirso agradece ao Senhor Dom Manuel… e eu agradeço a TOD@S pelo empenho, serviço na preparação e vivência desta Visita Pastoral. Que dê muitos e bons frutos!

(inf: padre Luís Mateus)