Faleceu no dia 25 de setembro de 2023 o pároco de São Miguel da Maia, Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido. Nascido a 10 de agosto de 1944, havia completado 79 anos de idade. Natural da freguesia de Cabreiros, no concelho de Arouca, frequentou os seminários do Porto, tendo sido ordenado presbítero em 12 de julho de 1970.

Na suas tarefas pastorais, foi educador e professor no Seminário do Bom Pastor (1969-74), do qual foi depois ecónomo (1985). Em 1989 foi nomeado Administrador paroquial de São Miguel da Maia e seu pároco em 1990, cargo que conservou até à sua morte. Entretanto foi também nomeado Administrador paroquial de Gemunde, no mesmo concelho. Foi ainda assistente do núcleo litoral do Corpo Nacional de Escutas, e capelão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Maia. Foi membro do Conselho Presbiteral, em dois mandatos. Em abril de 2022 foi designado Monsenhor, capelão de Sua Santidade. A sua ação como pároco passou pro múltiplas atividades, de que importa realçar a construção da igreja da S. Miguel da Maia e sucessivas transformações de que foi alvo, como a bênção do Papa João Paulo II, a edificação de obras litúrgicas, como os vitrais, a imagem de Nossa Senhora que a adorna e nos últimos anos a construção e instalação do grande Órgão de tubos, para a liturgia e para numerosos concertos que se sucederam.

Um dos seus órgãos de valorização pastoral foi a publicação dos Boletins paroquiais Jornal da Paróquia da Maia e do Boletim de informação da paróquia de Gemunde.

Foi nos seus dias, até à doença final, ao longo de mais de trinta anos, que acompanhou a paróquia da Maia, na cidade e sede de concelho. Em 19 de junho de 2020 recebeu a Medalha de Mérito do Município da Maia.

O seu funeral será presidido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, às 14h30 de 27 de setembro, indo depois a sepultar na sua terra natal, em Cabreiros, Arouca.