POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

 

JULHO

 

NOMEAÇÕES

PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO DA NOSSA IGREJA DIOCESANA DO PORTO

 

Enquanto os Diáconos Permanentes, em princípio, se destinam a servir as Paróquias que os propuseram e os leigos se inserem nas tarefas eclesiais da área da sua residência, os sacerdotes destinam-se a toda a Diocese e são distribuídos de acordo com as necessidades atuais e as projeções futuras. Por esta razão, o processo das colocações jamais pode ser visto como mero preenchimento dos lugares «vagos», mas antes como tentativa de, desde já, responder ao futuro, tendo em atenção o contexto: número de sacerdotes existentes nessa zona, suas idades e saúde, tarefas que lhes estão distribuídas, número e qualidade dos colaboradores, etc.

Todos sabemos que o futuro não vai reproduzir o presente e, muito menos, o já passado. Aos sacerdotes de hoje, mormente aos mais novos, pede-se uma forte abertura ao Espírito do Ressuscitado que, como nos inícios da Igreja nascente, impede caminhos não andáveis (cf At 16, 6) e impulsiona a que se sigam as vias da sinodalidade, da valorização do Diaconado Permanente e dos ministérios laicais, de uma atitude mais missionária, do lançamento das bases para futuras unidades pastorais e de uma fidelidade criativa à vontade de Deus lida através dos “sinais dos tempos”.

Foi isto que esteve presente na difícil génese destas colocações. Para isso, muito contribuiu o sentido de generosidade e obediência do Clero, a cooperação ativa dos diretamente implicados e o inestimável contributo de (quase) todas as Congregações Religiosas presentes na área desta Diocese do Porto. A todos, um agradecimento sincero, com justo destaque para os mais idosos que, por falta de forças, tiveram de deixar os ofícios pastorais, no todo ou em parte. A eles, em nome da Diocese, um especial “bem-haja”.

Considerando tudo isto e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico, nomeio, até decisão em contrário, os seguintes ministros ordenados:

 

PARÓQUIAS

Vigararia de Amarante

Pe. Artur José Dias Moreira, Vigário Paroquial de Ataíde (S. Pedro), Banho (Stª Eulália), Carvalhosa (S. Romão), Fregim (Stª Maria), Louredo (S. João Baptista), Mancelos (S. Martinho), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador), Travanca (Divino Salvador) e Vila Caiz (S. Miguel), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Carlos Mauricio Sacta Llivisaca, Pároco de Fridão (S. Faustino) e Rebordelo (Nª Srª das Neves).

Pe. Celestin Bizimenyera, Pároco de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio) e Sanche (Stº Isidoro), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Joaquim Teixeira da Silva, dispensado do múnus de Pároco de Fridão (S. Faustino) e Rebordelo (Nª Srª das Neves).

Pe. Leonel Fernando Gonçalves da Rocha, Pároco de Aboadela (Stª Maria), Ansiães (S. Paio), Bustelo (S. Mamede), Candemil (S. Cristóvão) e Várzea (S. João Baptista).

Pe. Manuel da Silva Santos, dispensado do múnus de Pároco de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio) e Sanche (Stº Isidoro), mantendo o restante múnus.

Pe. Mário Jorge de Sousa Ferreira, Pároco de Ataíde (S. Pedro), Banho (Stª Eulália), Carvalhosa (S. Romão), Fregim (Stª Maria), Louredo (S. João Baptista), Mancelos (S. Martinho), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador), Travanca (Divino Salvador) e Vila Caiz (S. Miguel).

 

Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Pe. Joaquim Valente Martingo, dispensado do múnus de Pároco de Castelões (S. Pedro) e Cepelos (S. João Baptista).

Pe. Luís Fernando Delindro Gonçalves, Pároco de Castelões (S. Pedro) e Cepelos (S. João Baptista).

Pe. José Pedro de Magalhães Novais, Pároco de Janarde (S. Barnabé), Moldes (Stº Estêvão) e Santa Eulália de Arouca.

 

Vigararia de Baião

Pe. Filipe Gonçalo da Silva Azevedo, Pároco de Covelas (S. Tomé), mantendo os restantes múnus.

Pe. Francisco Fernandes Pedrosa, dispensado do múnus de Pároco de Covelas (S. Tomé), mantendo os restantes múnus.

 

Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel

Pe. Ariosto dos Santos Nascimento, dispensado do múnus de Pároco de Boelhe (S. Gens) e Peroselo (Nª Srª da Visitação), mantendo os restantes múnus.

Pe. Filipe Manuel da Costa e Silva, dispensado do múnus de Pároco de Cabeça Santa (Divino Salvador), mantendo os restantes múnus.

Pe. José Avelino Torres Moreira, Pároco de Boelhe (S. Gens), Cabeça Santa (Divino Salvador) e Peroselo (Nª Srª da Visitação), sendo dispensado do múnus anterior.

 

Vigararia de Espinho-Ovar

Pe. José Almonte Jesús, Pároco de Ovar (S. João Baptista) e São Vicente de Pereira (S. Vicente), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Manuel Monteiro Mendes, dispensado do múnus de Pároco de Maceda (S. Pedro), mantendo o restante múnus.

Pe. Marcos de Sousa e Silva, Pároco de Maceda (S. Pedro).

Pe. Nuno Monteiro de Oliveira, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Anta (S. Martinho) e Guetim (Stº Estêvão), mantendo o restante múnus.

Pe. Pedro Miguel Amorim Rodrigues, Pároco Anta (S. Martinho) e Guetim (Stº Estêvão), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Vítor Nelson dos Santos Pacheco, Pároco de Ovar (s. Cristóvão), sendo dispensado dos múnus anteriores.

 

Vigararia de Felgueiras

Pe. Albertino Gonçalves (CM), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Vigário Paroquial de Jugueiros (S. Pedro), mantendo os múnus anteriores.

Pe. Carlos Armindo Oliveira Felgueiras, dispensado do múnus de Pároco de Jugueiros (S. Pedro), mantendo os restantes múnus.

Pe. Carlos César Gonçalves Mendes (CM), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Jugueiros (S. Pedro), Lagares (S. Veríssimo), Pombeiro (Stª Maria Maior) e Vila Fria (Stª Maria).

Pe. José Maria Gomes Pereira (CM), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Lagares (S. Veríssimo), Pombeiro (Stª Maria Maior) e Vila Fria (Stª Maria), mantendo o restante múnus.

 

Vigararia da Maia

Pe. André Fernando Cardoso Machado, Pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), mantendo os múnus anteriores.

Pe. Davide Emanuel Almeida da Costa, Vigário Paroquial de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), mantendo os múnus anteriores.

Pe. Rui Miguel da Mota Alves, dispensado do múnus de Pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade).

 

Vigararia de Paços de Ferreira

Pe. Edgar Manuel Ferreira Leite, Pároco de Lamoso (Stª Maria), Penamaior (Divino Salvador) e Sanfins de Ferreira (S. Pedro).

Pe. José Augusto Ribeiro Ferreira, dispensado do múnus de Pároco de Lamoso (Stª Maria) e Penamaior (Divino Salvador), mantendo os restantes múnus.

Pe. Tiago Nuno de Castro Santos, dispensado do múnus de Pároco de Sanfins de Ferreira (S. Pedro), mantendo os restantes múnus.

 

Vigararia de Paredes

Pe. Álvaro Gaspar Rodrigues (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1 e § 2, Pároco de Besteiros (S. Cosme e S. Damião) e Sobrosa (Stª Eulália), sendo dispensado do múnus anterior.

Pe. Armando Mendes Neto, Pároco de Beire (S. Miguel), mantendo os múnus anteriores.

Pe. Igor André Barbosa de Oliveira (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1 e § 2, Vigário Paroquial de Besteiros (S. Cosme e S. Damião) e Sobrosa (Stª Eulália), sendo dispensado dos restantes múnus.

Pe. Marcelino Teixeira de Freitas (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Cristelo (S. Miguel), mantendo o restante múnus.

Pe. Paulo Jorge Carvalho Pinto, Pároco de Lordelo (S. Salvador), sendo dispensado do múnus de Pároco de Beire (S. Miguel), mantendo o restante múnus.

Pe. Ricardo José da Rocha Teixeira (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Cristelo (S. Miguel) e Vigário Paroquial de Duas Igrejas (Stª Maria).

Pe. Rui Manuel Dias Martins Pinheiro, dispensado do múnus de Pároco de Lordelo (S. Salvador).

 

Vigararia de Porto Nascente

Cón. Amadeu Ferreira da Silva, Reitor da Igreja da Irmandade de Santo António dos Congregados, dispensado do múnus de Pároco in solidum (Moderador) da Sé (Nª Srª da Assunção), mantendo o restante múnus.

Pe. José Alberto Vieira de Magalhães, dispensado do múnus de Reitor da Igreja da Irmandade de Santo António dos Congregados.

 

Vigararia de Porto Poente

Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Boavista.

Pe. Sérgio Filipe Pinho Leal, Pároco in solidum (Moderador) da Sé (Nª Srª da Assunção), mantendo o múnus anterior.

 

Vigararia de Santa Maria da Feira

Pe. António Jorge Correia de Oliveira, Pároco de Caldas de S. Jorge (S. Jorge), Guisande (S. Mamede) e Pigeiros (Nª Srª da Assunção), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Arnaldo dos Prazeres Farinha (Diocese de Benguela), dispensado do múnus de Pároco de Guisande (S. Mamede) e Pigeiros (Nª Srª da Assunção).

Pe. José Carlos Teixeira Ribeiro, dispensado do múnus de Pároco de Caldas de S. Jorge (S. Jorge), mantendo os restantes múnus.

 

Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte

Pe. António da Silva Martins, dispensado do múnus de Pároco de Madalena (Stª Maria Madalena).

Pe. António Manuel Campanha Baptista (CSSR), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Coimbrões (Stª Bárbara).

Pe. Fernando Carlos Fernandes Coutinho, Pároco de Madalena (Stª Maria Madalena), sendo dispensado do múnus anterior.

Pe. Manuel Acácio Matos de Carvalho (CSSR), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Coimbrões (Stª Bárbara).

 

OUTROS

Pe. Luís Filipe Menéres de Faria Lencastre, Chefe do Gabinete Episcopal.

Pe. Vítor Emanuel Dionísio Ramos, dispensado do múnus de Chefe do Gabinete Episcopal, mantendo os restantes múnus.

 

Porto e Paço Episcopal, 22 de julho de 2021

+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto


Considerando a necessidade de indigitar um novo responsável que assegure a coordenação dos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, programe a sua formação contínua, promova atividades pedagógico-didáticas para professores e alunos, proporcione o diálogo religioso-cultural com os demais docentes das Escolas do Ensino Básico e Secundário e, de forma geral, estabeleça a ligação entre esta Diocese, o Secretariado Nacional de Educação Cristã e os serviços regionais do Ministério da Educação,

HEI POR BEM, ao abrigo do cân. 381 § 1, nomear Diretor do Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa, até decisão em contrário, o Doutor Carlos Manuel Meneses Moreira.

 

Porto e Paço Episcopal, 09 de julho de 2021

+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto