POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

 

 

NOMEAÇÕES

"Para o Presente e para o Futuro da nossa Igreja Diocesana do Porto"

 

As condições de saúde, o normal envelhecimento dos agentes pastorais, a chegada de alguns novos sacerdotes, as exigências de novos serviços e a habitual mutabilidade eclesial e social obrigam a um contínuo reajuste dos Sacerdotes e até dos Diáconos permanentes nas suas missões pastorais. Por isso, todos os anos, nesta altura, costuma-se proceder às mudanças e nomeações dos ministros ordenados.

Aproveito esta circunstância para agradecer a todo o Clero a extrema generosidade e obediência que tem demonstrado neste processo de alteração dos ofícios canónicos, manifestando, desta forma, o seu verdadeiro espírito presbiteral e eclesial. Um reconhecimento muito sentido vai para aqueles que, por motivos de idade ou de saúde, cessam o seu múnus paroquial: exerceram diligentemente as nobres funções de trabalhadores dedicados da “vinha do Senhor”. Obrigado e muitos parabéns!

Quero ainda ressaltar o altruísmo de quem se dispôs assumir novas funções, por vezes juntando trabalho ao seu já muito trabalho. Isso só demonstra a generosidade e o empenho do Clero do Porto. Espero que o povo de Deus o reconheça e o agradeça, pois, hoje, na sua enormíssima maioria, os padres têm de se «dividir» em inúmeras solicitações.

Considerando tudo isto e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, dispenso do trabalho pastoral alguns ministros ordenados e, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico, nomeio, até decisão em contrário, aqueles cujos nomes são referidos:

 

1. DISPENSAS

Pe. Abílio António Leal Coelho Barbosa, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Borba de Godim (S. Miguel), Macieira da Lixa (Stª Leocádia) e Vila Cova da Lixa (S. Salvador), da Vigararia de Felgueiras.

Pe. Albino José Gonçalves Reis, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Vilar de Andorinho (Divino Salvador), da Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte, mantendo os restantes múnus.

Pe. Alexandre Manuel Teixeira Moreira, dispensado do múnus de Pároco de Sandim (Stª Maria), da Vigararia de Vila Nova de Gaia-Sul, mantendo os restantes múnus.

Pe. Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa, dispensado do múnus de Pároco de Oliveira do Douro (Stª Eulália), da Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte, mantendo o restante múnus.

Pe. António Agostinho Pinto Correia, dispensado do múnus de Pároco de Lousada(S. Miguel), da Vigararia de Lousada, mantendo os restantes múnus.

Pe. António Teixeira de Freitas, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Macieira (S. João Baptista) e Nogueira (Stª Cristina), da Vigararia de Lousada, mantendo os restantes múnus.

Pe. Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva, dispensado do múnus de Diretor Espiritual do Seminário do Bom Pastor, mantendo os restantes múnus.

Pe. Avelino Ricardo Teixeira da Silva, dispensado do múnus de Prefeito do Seminário do Bom Pastor.

Pe. Bruno Miguel Bulcão Ávila, dispensado do múnus de Pároco de Gião (Stº Estêvão), da Vigararia de Trofa-Vila do Conde, mantendo os restantes múnus.

Pe. Celestiano Moreira Ruas, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Macieira da Maia (Divino Salvador) e Retorta (Stª Marinha), da Vigararia de Trofa-Vila do Conde.

Pe. Celestin Bizimenyera, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio), Sanche (Stº Isidoro) e Vila Chã do Marão (Stº Estêvão) e do múnus de Vigário Paroquial de Fridão (S. Faustino), Lufrei (Divino Salvador) e Rebordelo (Nª Srª das Neves), da Vigararia de Amarante, por um prazo de três anos, para trabalho missionário.

Pe. Davide Emanuel Almeida da Costa, dispensado do múnus de Prefeito do Seminário do Bom Pastor, membro da equipa do Pré-Seminário e do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações.

Pe. Domingos Gomes de Almeida, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de São Martinho da Gândara, da Vigararia de Oliveira de Azeméis-São João da Madeira.

Pe. Eugénio de Oliveira e Pinho, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Louredo (S. Vicente), da Vigararia de Santa Maria da Feira.

Pe. Filipe Martins de Sousa Vales, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Alvarenga (Stª Maria) e Lousada (Stª Margarida), da Vigararia de Lousada, mantendo os restantes múnus.

Pe. Francisco Andrade Moreira da Costa, dispensado do múnus de Pároco de Lavra (Divino Salvador) e Perafita (S. Mamede), da Vigararia de Matosinhos, mantendo os restantes múnus.

Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Vigário Paroquial da Senhora da Boavista, da Vigararia de Porto Poente.

Pe. José Fernando Alves Carneiro, dispensado, a seu pedido, do múnus de Administrador Paroquial de Ovar (S. Pedro) e Válega (Stª Maria), da Vigararia de Espinho-Ovar.

Pe. José Henrique Barros de Oliveira (CM), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Olival (Nª Srª da Assunção), da Vigararia de Vila Nova de Gaia-Sul.

Pe. José Manuel Pereira de Andrade (FC), observado o estabelecido no cân. 682 §2,dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Mozelos (S. Martinho), da Vigararia de Santa Maria da Feira, mantendo os restantes múnus.

Cón. Lino da Silva Maia, dispensado do múnus de Administrador Paroquial de Nevogilde (S. Miguel), da Vigararia de Porto-Poente, mantendo os restantes múnus.

Pe. Luís Filipe Menéres de Faria Lencastre, dispensado do múnus de Chefe do Gabinete Episcopal, mantendo os restantes múnus.

Pe. Manuel Valente da Silva, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Nevogilde (S. Miguel), da Vigararia de Porto-Poente.

Pe. Misael Fermin Fermin Calderón, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Albergaria da Serra (Srª da Assunção), da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra, mantendo os restantes múnus.

Pe. Ricardo Álvaro Aguiar Ribeiro, dispensado do múnus de Vice-Reitor do Seminário do Bom Pastor, Diretor do Pré-Seminário e Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações.

Pe. Ricardo José da Rocha Teixeira (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Cristelo (S. Miguel) e Duas Igrejas (Stª Maria), da Vigararia de Paredes.

Pe. Simão Ndulumba Avelino (MS), observado o estabelecido no cân. 682 §2,dispensado do múnus de Pároco de Palmaz (Stª Marinha), Pinheiro da Bemposta (S. Paio) e Travanca (S. Martinho) e do múnus de Vigário Paroquial de Fajões (S. Martinho), Macinhata da Seixa (Stº André), Ossela (S. Pedro) e Pindelo (Stª Maria), da Vigararia de Oliveira de Azeméis-São João da Madeira.

Pe. Sócio José Bernardo (OC), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco in solidum de Lordelo (S. Cristóvão), Pedreira (Stª Marinha) e Unhão (Divino Salvador), da Vigararia de Felgueiras.

Pe. Tiago Nuno de Castro Santos, dispensado, a seu pedido, do múnus de Pároco de Carvalhosa (S. Tiago), Eiriz (S. João Evangelista) e Figueiró (S. Tiago Maior), da Vigarariade Paços de Ferreira.

Pe. Vasco Alexandre Domingues Soeiro, dispensado, a seu pedido, do múnus de Adjunto do Ecónomo Diocesano, mantendo os restantes múnus.

Diác. Fernando Carvalho do Vale, dispensado do múnus pastoral nas paróquias de Agrela (S. Pedro), Carreira (S. Tiago), Guimarei (S. Paio), Lamelas (Stª Eulália), Refojos (S. Cristóvão) e Reguenga (Stª Maria), da Vigararia de Santo Tirso.

 

2. NOMEAÇÕES

2.1 - PARÓQUIAS

2.1.1 - Vigararia de Amarante

Pe. José Moisés Ramírez Guerra, Pároco de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio),Sanche (Stº Isidoro) e Vila Chã do Marão (Stº Estêvão) e Vigário Paroquial de Fridão (S. Faustino), Lufrei (Divino Salvador) e Rebordelo (Nª Srª das Neves).

 

2.1.2 - Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Pe. José Almonte Jesus, Pároco de Albergaria da Serra (Nª Srª da Assunção), mantendo os restantes múnus.

 

2.1.3 - Vigararia de Felgueiras

Pe. Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa, Pároco de Pároco de Borba de Godim (S. Miguel), Macieira da Lixa (Stª Leocádia) e Vila Cova da Lixa (S. Salvador), mantendo o restante múnus.

Pe. Altamiro Tenório da Paz (OC), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco in solidum de Lordelo (S. Cristóvão), Pedreira (Stª Marinha) e Unhão (Divino Salvador).

 

2.1.4 - Vigararia de Espinho-Ovar

Pe. Emanuel João Macedo da Mata, Pároco de Ovar (S. Pedro) e Válega (Stª Maria).

 

2.1.5 - Vigararia de Lousada

Pe. José Manuel Ferrão Abrantes, Pároco de Alvarenga (Stª Maria), Lousada (Stª Margarida), Lousada (S. Miguel), Macieira (S. João Baptista) e Nogueira (Stª Cristina).

 

2.1.6 - Vigararia de Matosinhos

Pe. Celso Rocha Marques (diocese da Guarda), com o assentimento do Bispo da Guarda, Administrador Paroquial de Lavra (Divino Salvador) e Perafita (S. Mamede).

 

2.1.7 - Vigararia de Oliveira de Azeméis-São João da Madeira

Pe. Artur de Matos Bastos (Boa Nova), observado o estabelecido no cân. 682 §1,Administrador Paroquial de São Martinho da Gândara.

Pe. João Kakweya (MS), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Palmaz (Stª Marinha) e Travanca (S. Martinho).

Pe. Justino Mungondwe (MS), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Pinheiro da Bemposta (S. Paio).

 

2.1.8 - Vigararia de Paços de Ferreira

Pe. José Fernando Alves Carneiro, Pároco de Carvalhosa (S. Tiago), Eiriz (S. João Evangelista) e Figueiró (S. Tiago Maior).

 

2.1.9 - Vigararia de Paredes

Pe. Álvaro Gaspar Rodrigues (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco in solidum de Besteiros (S. Cosme e S. Damião), Cristelo (S. Miguel), Duas Igrejas (Stª Maria) e Sobrosa (Stª Eulália).

Pe. Armando Baptista da Silva (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco in solidum (Moderador) de Besteiros (S. Cosme e S. Damião), Cristelo (S. Miguel), Duas Igrejas (Stª Maria) e Sobrosa (Stª Eulália).

 

2.1.10 - Vigararia de Porto-Poente

Pe. António José Martins de Paiva Loureiro (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco in solidum da Senhora da Boavista.

Pe. Feliciano de Sousa Moreira Garcês (SCJ), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco in solidum (Moderador) da Senhora da Boavista.

Pe. Tiago Nuno de Castro Santos, Pároco de Nevogilde (S. Miguel).

 

2.1.11 - Vigararia de Santa Maria da Feira

Pe. Alexandre Manuel Teixeira Moreira, Pároco de Louredo (S. Vicente), mantendo os restantes múnus.

Pe. Orlando Cardoso de Sousa, Pároco de Mozelos (S. Martinho), mantendo osrestantes múnus.

 

2.1.12 - Vigararia de Santo Tirso

Diác. Fernando Carvalho do Vale, para exercer o ministério diaconal nas paróquiasde Couto (Stª Cristina), Fontiscos (S. Bartolomeu) e Santo Tirso (Stª Maria Madalena).

 

2.1.13 Vigararia de Trofa-Vila do Conde

Pe. André Michael Almeida Pereira (CP), observado o estabelecido no cân. 682 §1,Administrador Paroquial de Macieira da Maia (Divino Salvador) e Retorta (Stª Marinha).

Pe. Davide Carlos de Carvalho Matamá, Administrador Paroquial de Gião (Stº Estêvão), mantendo os restantes múnus.

 

2.1.14 - Vigararia de Vila Nova de Gaia-Norte

Pe. Ricardo Álvaro Aguiar Ribeiro, Pároco de Oliveira do Douro (Stª Eulália).

Pe. Vasco Alexandre Domingues Soeiro, Pároco de Vilar de Andorinho (Divino Salvador), mantendo os restantes múnus.

 

2.1.15 - Vigararia de Vila Nova de Gaia-Sul

Pe. Davide Emanuel Almeida da Costa, Pároco de Olival (Nª Srª da Assunção) e Sandim (Stª Maria).

 

2.2 - OUTROS

Pe. André Manuel Lopes da Cruz Morais (OCD), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses.

Pe. Jorge Manuel da Rocha Nunes, Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Aguda, mantendo os restantes múnus.

Pe. Luís Borges Martins, Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo, mantendo os restantes múnus.

Pe. Luís Filipe Menéres de Faria Lencastre, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e do Pré-Seminário, mantendo os restantes múnus.

Diác. Paulo Jorge Neves Moreira, Assistente Espiritual da União Internacional de Peregrinos Jacobeus, mantendo os restantes múnus.

José Manuel Silvares Máximo, Chefe do Gabinete Episcopal.

 

Porto e Paço Episcopal, 25 de julho de 2025

+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto