POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

 

Setembro

NOMEAÇÕES

 

Sobre o Bispo diocesano repousa a grave obrigação da solicitude por todos os fiéis, especialmente pelos que se dedicam às vocações para os diversos ministérios (Cân. 385). É também seu dever exercer a justiça, por si ou por meio de outros (Cân. 1419).

Tendo isto presente e “a salvação das almas, lei suprema da Igreja” (cân. 1752), ouvido o Conselho Episcopal e os próprios, para o bem espiritual desta Diocese do Porto, procedo às seguintes dispensas e nomeações de sacerdotes, até decisão em contrário, ao abrigo do cân. 157 do Código de Direito Canónico:

 

1. DISPENSAS

Cón. Amadeu Ferreira da Silva, dispensado do múnus de Reitor da Igreja da Irmandade de Santo António dos Congregados, mantendo os restantes múnus.

Pe. Eugénio de Oliveira e Pinho, dispensado do múnus de Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico, mantendo os restantes múnus, mormente o de Promotor de Justiça.

Pe. Luís Borges Martins, dispensado do múnus de Diretor Espiritual do Seminário do Bom Pastor, mantendo os restantes múnus.

 

2. NOMEAÇÕES

2.1 - Seminário Menor do Bom Pastor

Pe. Augusto Manuel Miranda Carneiro da Silva, Diretor Espiritual do Seminário do Bom Pastor, mantendo os restantes múnus.

Pe. Marcos Nuno Ribeiro Faria, Encarregado da Formação Espiritual do Seminário do Bom Pastor, mantendo os restantes múnus.

2.2 - Tribunal Eclesiástico

Pe. João Ulundo Kasoko (Diocese de Benguela), Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico, mantendo os restantes múnus.

Pe. João Emanuel Pinheiro Pereira, Juiz do Tribunal Eclesiástico, mantendo os restantes múnus.

Pe. Vítor Emanuel Dionísio Ramos, Juiz do Tribunal Eclesiástico, mantendo os restantes múnus.

2.3 - Reitoria

Pe. Vasyl Coral, OP, Reitor da Igreja da Irmandade de Santo António dos Congregados.

2.4 - Outros

Pe. Mário João Ferraz da Rocha Soares, autorizado a continuar como missionário fidei donum, na Diocese de Nacala (Moçambique), por mais um ano.

 

Porto e Paço Episcopal, 7 de setembro de 2022

+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto