O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado a 10 de novembro de 2010. A 2 de fevereiro de 2022, a Diocese do Porto constituiu uma equipa no âmbito deste serviço pastoral.

Este serviço tem como missão promover a inclusão e a participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja.

“Ter Jesus como amigo é a maior das consolações e pode fazer de cada um de nós um discípulo agradecido, jubiloso e capaz de testemunhar que a própria fragilidade não é um obstáculo para viver e comunicar o Evangelho.” (Papa Francisco Mensagem para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2021)

Esta equipa está ao dispor da diocese do Porto no sentido de ajudar as comunidades cristãs a melhor interagirem com as pessoas com deficiência e com as suas famílias. Desta forma, pretende-se apostar na sensibilização, desconstruindo-se preconceitos associados à deficiência, e ainda eliminar-se todas as barreiras.

Com esta ação a equipa do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto pretende aumentar a participação cristã das crianças e jovens com deficiência na frequência da catequese e no acesso aos Sacramentos, bem como fomentar a participação das pessoas adultas com deficiência em movimentos ou grupos de evangelização presentes nas paróquias e noutras comunidades cristãs, ajudando assim a Igreja a olhar para as pessoas com deficiência como um igual, íntegro, com valor e com muitas potencialidades.

Por outro lado, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto tem como intuito convidar as pessoas com deficiência para terem uma presença mais ativa na vida da Igreja, desafiando-as a serem instrumentos de evangelização, de sensibilização e de inclusão, otimizando assim as suas potencialidades. Nesta senda, a Igreja ajudará as pessoas com deficiência a sentirem-se melhor integradas na sociedade e na vida da Igreja, bem como a ultrapassarem as suas dificuldades.

«A amizade com Jesus é indissolúvel. Nunca nos deixa, embora às vezes pareça calado. Quando precisamos d’Ele, deixa-Se encontrar por nós, e está ao nosso lado para onde quer que formos» (Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 154).

Com a ação deste serviço Pastoral espera-se assim contribuir para a construção de uma Igreja mais inclusiva, onde todos se consigam sentir parte integrante da família de Jesus, independentemente das suas limitações. “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12,10)

“Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. (Albert Einstein)

Tlm.: 937259209
E-mail: sppdeficiencia@diocese-porto.pt

Celebrações com intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP)

No 1.º Domingo de cada mês, às 19h, na Igreja Paroquial da Senhora da Hora.

No 4.º sábado de cada mês, às 19h (missa vespertina), na Paróquia do Divino Salvador de Fânzeres.