COMPREENDO E ACEITO

Apresentação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado a 10 de novembro de 2010. A 2 de fevereiro de 2022, a Diocese do Porto constituiu uma equipa no âmbito deste serviço pastoral.

Este serviço tem como missão promover a inclusão e a participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja.

“Ter Jesus como amigo é a maior das consolações e pode fazer de cada um de nós um discípulo agradecido, jubiloso e capaz de testemunhar que a própria fragilidade não é um obstáculo para viver e comunicar o Evangelho.” (Papa Francisco Mensagem para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2021)

Esta equipa está ao dispor da diocese do Porto no sentido de ajudar as comunidades cristãs a melhor interagirem com as pessoas com deficiência e com as suas famílias. Desta forma, pretende-se apostar na sensibilização, desconstruindo-se preconceitos associados à deficiência, e ainda eliminar-se todas as barreiras.

Com esta ação a equipa do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto pretende aumentar a participação cristã das crianças e jovens com deficiência na frequência da catequese e no acesso aos Sacramentos, bem como fomentar a participação das pessoas adultas com deficiência em movimentos ou grupos de evangelização presentes nas paróquias e noutras comunidades cristãs, ajudando assim a Igreja a olhar para as pessoas com deficiência como um igual, íntegro, com valor e com muitas potencialidades.

Por outro lado, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto tem como intuito convidar as pessoas com deficiência para terem uma presença mais ativa na vida da Igreja, desafiando-as a serem instrumentos de evangelização, de sensibilização e de inclusão, otimizando assim as suas potencialidades. Nesta senda, a Igreja ajudará as pessoas com deficiência a sentirem-se melhor integradas na sociedade e na vida da Igreja, bem como a ultrapassarem as suas dificuldades.

«A amizade com Jesus é indissolúvel. Nunca nos deixa, embora às vezes pareça calado. Quando precisamos d’Ele, deixa-Se encontrar por nós, e está ao nosso lado para onde quer que formos» (Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 154).

Com a ação deste serviço Pastoral espera-se assim contribuir para a construção de uma Igreja mais inclusiva, onde todos se consigam sentir parte integrante da família de Jesus, independentemente das suas limitações. “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12,10)

“Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. (Albert Einstein)

Tlmv.: 937259209
E-mail: sppdeficiencia@diocese-porto.pt