O padre Manuel de Sousa Oliveira Vales, da diocese do Porto, faleceu, no dia 30 de dezembro, aos 86 anos.
O funeral foi presidido no dia 31 de dezembro pelo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares e na cerimónia estiveram presentes duas dezenas de sacerdotes e o coro paroquial, na festa da Sagrada Família, que segundo a publicação “motivou o tema das palavras do bispo, que da liturgia do dia sublinhou o valor da família, o sentido do serviço, da cooperação e dedicação pastoral”.
O padre Manuel de Sousa Oliveira Vales, pároco de Favões e Vila Nova do Bispo ao longo de 47 anos, foi sepultado na terra de onde era natural, na freguesia do Pinheiro (S. Vicente).
Nasceu em a 15 de janeiro de 1937 e formou-se nos seminários diocesanos do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 5 de agosto de 1962.
Iniciou a vida pastoral como vigário cooperador da Sé do Porto, nesse mesmo ano, e em 1964 foi nomeado pároco de Favões e Vila Boa do Bispo, na vigararia do Marco de Canaveses, onde exerceu o ministério ao longo de quarenta e sete anos.
Além do sacerdócio, a vida do padre Manuel Vales também esteve ligada ao ensino, exercendo a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária do Marco de Canaveses, entre 1970 e 1985, bem como disciplinas humanísticas.
Foi nomeado vigário da vara da 5.ª vigararia de Sobretâmega e em 1999 exerceu a administração paroquial de Ariz e Magrelos, do concelho do Marco de Canaveses.
Entre 2017 e 2019, o padre Manuel de Sousa Oliveira Vales terminou as funções de pároco, por razões de saúde.