POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Candal: Festa do Senhor da Vera Cruz


A paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal, em Vila Nova de Gaia, viveu a festa em honra do seu padroeiro, o Senhor da Vera Cruz, de 12 a 14 de setembro. A festa popular contou com a atuação de dois conjuntos na sexta feira e sábado que levaram alegria e animação à rua.

 

Domingo, dia 14, dia litúrgico da Exaltação da Santa Cruz, foi o “Dia Grande”! Além da festa ao padroeiro, celebrou-se os 17 anos da dedicação da igreja paroquial.

 

Começou com a Eucaristia solene, às 11h, presidida pelo Senhor Dom Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, com a presença do pároco, Senhor Padre António Barbosa, e dos diáconos permanentes, Fernando Oliveira e Hélder Pereira, e culminou com a procissão pelas ruas da paróquia às 17:30h.

 

Na sua homilia, Dom Vitorino, ajudou a refletir na relação da Cruz, de Jesus, na vida de cada um. Celebrar a exaltação da Santa Cruz é valorizar, glorificar, dar reconhecimento à cruz. Mas, o que é necessário ter presente, o principal, é Jesus Cristo. É a partir de Jesus que vemos a cruz, a história.

 

Três pontos fundamentais de Jesus para levar à vida: Jesus, um Filho! Com Jesus devemos aprender a ser filhos, sabermos que temos um Pai e irmãos. Um Filho que confia plena e cegamente no Pai, que se entrega aos seus desígnios, que se sente seguro com Ele, que vivem uma relação tal de intimidade que se confundem.

 

Jesus, o Resistente, O que tem força, ânimo, coragem que tem a capacidade de saber que o êxito vem do Pai. Jesus não desiste, está para cumprir a vontade do Pai, não a Sua, está ao serviço do plano que o Pai tem para Ele e para todos. Mesmo na cruz quiseram-n’O pôr à prova, mas resistiu, pois é um Filho que Se sente amado, que não Se sente abandonado.

 

Jesus, que partilha a vida, que intercede pelos outros, não está isolado. Jesus leva-nos a todos, não só os que “merecem”. Um Filho que cuida dos outros filhos, que abraça a todos, reza por todos e a todos leva para o Pai.

 

Dom Vitorino Soares reforçou a verdade de que somos homens e mulheres salvos, não por nosso mérito, mas por Jesus Cristo que por nós morreu. Que possamos também nós aprender a ser Filhos.

 

A solarenga tarde brilhou ainda mais com a beleza dos 29 andores e dos muitos corações felizes que os enfeitaram e carregaram pelas ruas da paróquia. Este ano a procissão contou com o andor do Santo mais recente, Santo Carlo Acutis. A seu exemplo, que cada um de nós sinta e viva que a “Eucaristia é a auto estrada para o céu”.

 

Um dia intenso e feliz que dá força e ânimo para iniciar um novo ano pastoral!