POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Ceia de Natal do Seminário Maior do Porto


Ainda em tempo de Advento, o Seminário Maior do Porto encheu-se de festa para celebrar o Natal em comunidade. “Abrir portas de Esperança” foi o lema proposto por D. Vitorino Soares para este ano letivo 2025/26 e foi precisamente isso que aconteceu na noite de dia 18 de dezembro de 2025. As portas de Esperança abriram-se, fomentando a comunhão entre Bispos, formadores, professores, colaboradores e seminaristas das cinco dioceses que estudam no Seminário Maior do Porto. Para além dos seminaristas da Diocese do Porto, também vivem no Seminário diocesano os seminaristas das dioceses de Vila Real, Coimbra, Angra e Aveiro.

 

A tarde iniciou-se com um encontro entre bispos, reitores e equipa formadora, onde refletiram e partilharam os desafios e as prioridades que hoje se colocam na formação dos novos sacerdotes. Seguiu-se a Eucaristia na capela do Seminário, presidida pelo Bispo do Porto,

 

D. Manuel Linda, que começou por sublinhar a alegria pelo dia histórico que o Seminário estava a viver. Na homilia, meditou sobre a singularidade da figura de São José, como modelo de vida cristã e exortou, de modo particular os seminaristas, para a importância da vida espiritual e mística.

 

A celebração terminou com a Ceia de Natal no refeitório do Seminário, com o tradicional bacalhau e as iguarias da época. Aos ingredientes gastronómicos, juntaram-se outros: a alegria e a partilha, gerando-se um convívio fraterno entre todos. A noite também foi marcada pela despedida dos alunos finalistas do 6.º ano que, brindaram os presentes com um vídeo bem-humorado, mas marcado, sobretudo, pela gratidão ao Seminário que os acolheu e formou.