No passado domingo, dia 14 de setembro, celebramos na nossa paróquia a Festa do Senhor Jesus do Padrão da Légua, este ano precisamente o dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz. Connosco tivemos a presidir e celebrar esta Festa connosco o Senhor Bispo da nossa Diocese do Porto, D. Manuel Linda.
A celebração começou, como de habitual, com um momento de oração junto do Cruzeiro que dá nome à nossa paróquia e depois disso iniciou-se a procissão que percorreu algumas ruas da paróquia e terminou na Igreja Paroquial, onde teve lugar a Eucaristia Solene.
Na homilia o nosso Bispo lembrou que a Cruz não deve ser olhada por nós Cristãos apenas como um lugar de tortura e de morte, mas sim como um lugar de entrega plena e de Amor.
No final da Eucaristia o Pároco Pe. Joaquim Mário agradeceu ao Sr. Bispo a sua disponibilidade para estar presente com toda a comunidade neste momento importante para toda a paróquia. Agradeceu também a presença das autoridades civis, nomeadamente da presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e dos presidentes das Uniões de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e também de S. Mamede Infesta e Senhora da Hora. Agradeceu também a todos quantos ajudaram à realização desta festa, mas que também colaboram ao longo de todo o ano, seja nos grupos corais, nos leitores, nos acólitos, no enfeite da igreja, bem como noutras atividades da paróquia; a finalizar agradeceu também a quem organiza toda a parte “profana” desta festa.
Como tem acontecido nas eucaristias do segundo domingo de cada mês, o momento de oração antes da procissão e a eucaristia tiveram interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Para a posteridade ficarão as fotografias deste dia, mas acima de tudo as memórias de todos aqueles que participaram nesta Festa.