POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Já está disponível o novo fascículo de Igreja Portucalense


Acaba de sair o fascículo 67 do boletim da diocese do Porto «Igreja Portucalense», referente ao período de janeiro a abril de 2025, reunindo em 232 páginas um conjunto de textos distribuídos pelas secções habituais.

 

Em «Da Sede de Pedro», a revista apresenta a crónica da Santa Sé relativa ao período do fascículo, da autoria de José M. Pacheco Gonçalves, sob o título «Francisco despediu-se com o anúncio da ressurreição e a bênção Urbi et Orbi, a Roma e ao mundo», acompanhada por alguns textos pontifícios que a ilustram, designadamente o discurso de Francisco aos líderes mundiais presentes na Cimeira sobre os direitos das crianças, bem como o seu Testamento.

 

Em «Atos Episcopais», reúnem-se as conclusões preliminares da I Assembleia Sinodal Nacional promovida pela Conferência Episcopal Portugal, bem como 12 homilias e cinco intervenções diversificadas de D. Manuel Linda, bispo do Porto. Juntam-se ainda quatro homilias dos bispos auxiliares D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz. Entre outros assuntos, os textos episcopais repercutem os vários “Jubileus diocesanos” já ocorridos.

 

Em «Instâncias de Corresponsabilidade», o boletim acompanha, através de um comunicado do Secretariado Permanente, a sessão do Conselho Presbiteral de 12 de fevereiro de 2025, dedicada à formação e aos desafios do clero. Junta-se-lhe um comunicado da Comissão Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, alusivo à sessão de 15 de fevereiro, que refletiu sobre os desafios da pastoral familiar, designadamente a apresentação da beleza da vocação ao Matrimónio aos jovens e o acolhimento de casais em união de facto nas comunidades paroquiais.

 

Em «Secretariados», retrata-se sumariamente o Jubileu da catequese e o Jubileu das vocações através de notas dos respetivos secretariados diocesanos.

 

Na secção «Estudos», Isabel Lopes Ribeiro, sob o título «Uma ética e uma cultura do cuidado na peugada do bom samaritano», publica o texto da conferência proferida em fevereiro, no âmbito do ciclo do Centro de Cultura Católica e da celebração do Dia Mundial do Doente. Junta-se-lhe o textos das duas conferência do cardeal Lazzaro You Heung Sik, prefeito do Dicastério para o Clero, no encontro com os sacerdotes da diocese do Porto, subordinado ao tema «Identidade sacerdotal e esperança».

 

Em «Figuras e factos», Sofia Salgado Pinto reflete sobre «A sinodalidade com o Papa Francisco». Juntam-se-lhe ainda dois artigos sobre o pontificado de Francisco do ponto de vista histórico e teológico. A secção encerra com a publicação dos textos das conferências sobre D. Moisés Alves de Pinho (D. Emílio Sumbelelo) e D. Manuel Vieira Pinto (Anselmo Borges), proferidas no colóquio «A Igreja e a formação de uma opinião democrática: O contributo de quatro bispos oriundos do Porto», organizado pela Fundação Spes e realizado a 8 de junho de 2024, no contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Em «Livros», João da Silva Peixoto apresenta o livro «Os frutos do silêncio. Pedro Poveda: Educação, ciência e cultura» de Maria do Rosário de Sousa (Paulinas, 2024), e Domingos Areais apresenta o livro «Romper a Solidão. Sobre a memória cristã» de Erik Varden (Lucerna, 2024).

 

O fascículo da revista encerra-se com «Registos – Cúria Diocesana», evocando quatro presbíteros falecidos e reunindo as nomeações e decretos relativos ao período.

 

A «Igreja Portucalense», fundada por D. António Ferreira Gomes em 1970, publicou-se em 1ª série até 1984 e retomou a publicação a partir de 2003, por iniciativa de D. Armindo Lopes Coelho. Servindo de repositório de textos, documentos e legislação diocesana, bem como de legislação mais geral, interessa-se também pela informação e formação pastoral, designadamente a emanada ou referente às estruturas e organismos diocesanos, assim como pela reflexão e diálogo eclesial e com o mundo da cultura.

 

A assinatura anual, que integra três fascículos, pode ser realizada, pelo valor de 35 €, para o seguinte endereço:

 

Igreja Portucalense, Casa Episcopal, Terreiro da Sé, 4050-573 PORTO, secretariavp@gmail.com. O fascículo avulso tem um custo de 12,50 €.