POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Jubileu: Bispo do Porto agradece testemunho dos jovens em Roma


Voz Portucalense publica mensagem vídeo de D. Manuel Linda.

 

 

“Caros jovens da Diocese do Porto que fostes ao Jubileu da Juventude a Roma. Dirijo-me a vós, mas por vosso intermédio também a tantos outros que queriam ir, e por qualquer motivo não puderam. E mesmo aos outros jovens em geral.

 

A minha palavra é simplesmente de parabéns pela vossa ida, e obrigado pelo vosso testemunho. Notastes, como eu notei, que por toda a cidade estavam “outdoors”, e inclusivamente nos transportes públicos, em todo lado, uma frase que dizia assim: “Roma abraça aqueles que são o futuro do mundo e da humanidade”.

 

Sim, por motivos óbvios, sois o futuro, porque vós continuareis a vida depois da minha geração ter passado, e haveis de transmiti-la a novas gerações, num ciclo que vai até não sabemos quando, mas porventura até muitos, muitos anos. A esse nível, é lógico. Mas por detrás desta frase também está este sentido, que haveis de transmitir os grandes valores do mundo.

 

Impressionou-me a vossa alegria, o vosso contentamento, mas o testemunho da fé. Em Tor Vergata não vos vi, que estava junto do Papa, e vocês estavam dispersos, certamente por muitos lugares. De qualquer maneira, chama-me à atenção aquela celebração que tivemos em São Paulo Fora de Muros. A vossa concentração, a maneira alegre como rezáveis, a forma simpática e extraordinariamente espiritual como vos concentrastes naquela grande assembleia, são testemunho de que a fé, por vós, tem futuro. Obrigado. Ajudai-nos a construir uma diocese de acolhimento, de simpatia, de sinodalidade, uma diocese de família. E que as vossas famílias, que já são famílias crentes, se integrem exatamente neste âmbito mais global, de tal maneira que possamos dizer: O Porto é uma família de famílias. Por vosso intermédio, colaborando com os outros jovens, como pedia o presidente da celebração, para que, falando com três, lhes desperteis pelo menos alguma curiosidade sobre a alegria da vossa fé.

 

Eu conto convosco, então, para este dinamismo pastoral, esta dinâmica religiosa, que há de atingir todos os jovens da nossa Diocese. Conto convosco, e mais uma vez vos digo obrigado, e parabéns pela vossa participação.”