POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Maia: voto de pesar pelo falecimento do padre Fernando Rosas


A Assembleia Municipal da Maia aprovou por unanimidade no passado dia 23 de dezembro um voto de pesar pelo falecimento do padre Fernando Silvestre Rosas de Magalhães, que era pároco de Pedrouços, uma paróquia daquele concelho.

 

É sublinhado na nota que o “padre Fernando Rosas, apesar do pouco tempo que esteve na paróquia foi uma pessoa que deixou a sua marca, será sempre lembrado pelo seu incansável trabalho em favor da mesma”.

 

No texto da Assembleia Municipal da Maia é referido o empenho e dinamismo do padre Fernando Rosas para o objetivo da construção da nova igreja de Pedrouços. “A sua missão tinha um propósito, a angariação de fundos para a construção da nova igreja de Pedrouços em que ele se empenhou e tão desejada pelos Pedroucenses”, salienta a nota.

 

“O Sr. Padre Fernando Rosas tornou-se uma referência incontornável pois mesmo no seu leito a receber cuidados paliativos, lutou para que o sonho dos Pedroucenses se venha a tornar realidade”, pode-se ler ainda no texto da edilidade maiata.

 

A nota destaca ainda que “durante os três anos tão difíceis de combate à sua doença, o Sr. Padre Fernando Rosas mesmo frágil e debilitado teve empenho e coragem para escrever um conto de Natal em cada ano. Deixou ainda um outro escrito para ser lançado no próximo ano”.

 

O texto enviado pela Assembleia Municipal da Maia recorda ainda o percurso de vida académica e pastoral do padre Fernando Rosas, sublinhando que o sacerdote, “nascido a 1 de Novembro de 1964 em Valbom, Gondomar doutorou-se em Teologia Dogmática pela Universidade Católica Portuguesa do Porto, onde defendeu a tese ‘O Homem em Carne Viva . O contributo de Michel Henry para a Teologia da Encarnação’”.

 

“No seu percurso de vida fica a passagem dele pelo: seminário do Bom Pastor como Educador Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto como professor Universitário onde lecionava Escatologia e Antropologia Teológica. Foi assistente provincial do Movimento «Fé e Luz» em Portugal e, na Diocese do Porto, coordenou o Serviço Pastoral das Pessoas com Deficiência. Pároco  na  Senhora da Hora. Pároco em S. Pedro da Cova. Pároco em Pedrouços”, refere a nota da Assembleia Municipal da Maia.

 

O padre Fernando Rosas foi ordenado presbítero em 8 de julho de 1990, desempenhou na Diocese do Porto missões paroquiais e diocesanas relevantes.

 

Foi inicialmente prefeito Seminário do Bom Pastor e desde 1995 até 2008 foi pároco da Senhora da Hora (Matosinhos), paróquia que preservou a sua memória através de um busto comemorativo, tendo sido também membro do Conselho Presbiteral.

 

Em 2008 foi nomeado pároco de S. Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, missão que desempenhou até 2022, quando assumiu a cargo de pároco de Pedrouços, no concelho da Maia.

 

Entre os cargos que desempenhou, salienta-se ter sido membro do Conselho Presbiteral, presidente da Direção da Fraternidade Sacerdotal do Porto e membro do Conselho para os Assuntos Económicos da Diocese e ainda do Conselho Pastoral diocesano.

 

Razões de saúde conduziram ao seu acolhimento na Casa Sacerdotal da Diocese, tendo recebido tratamento no Instituto Português de Oncologia

 

Faleceu no dia 26 de novembro de 2025. Tinha 61 anos.