Modivas e Vilar: a visita pastoral de D. Joaquim Dionísio

As paróquias de Santa Maria de Vilar e do Divino Salvador de Modivas, pertencentes à Vigararia de Vila do Conde-Trofa, de 23 a 29 de abril, tiveram a graça de receberem em Visita Pastoral o Senhor D. Joaquim Proença Dionísio, bispo auxiliar da Diocese do Porto.

A visita teve início com as assembleias paroquiais, onde estiveram presentes, colaboradores e grupos paroquiais. Seguiram-se encontros e conversas com os crismandos, com a catequese, com os doentes e idosos, e com conselhos paroquiais para os assuntos económicos de ambas as paróquias.

A população escolar, as empresas, as associações e as juntas de freguesia de Vilar e Mosteiró e de Modivas acolheram, com grande entusiasmo e simpatia, a visita do Senhor Bispo D. Joaquim Proença Dionísio, o qual teve a oportunidade de conhecer o contributo que estes organismos da sociedade civil representam para estas duas comunidades.

Ao longo desta semana, estas paróquias tiveram o privilégio de escutar o Senhor D. Joaquim Proença Dionísio e de acolher na alma e no coração a grandeza da palavra dirigida a cada um, sempre com o seu sorriso tranquilo e envolvente. Através da sua mensagem de esperança, mostrou a importância da escuta e da sinodalidade, e também apresentou propostas orientadoras do trabalho em Igreja, relembrando as palavras do Papa Francisco, os cristãos devem estar atentos e empenhados, todos, todos têm lugar na Igreja Sinodal.

Em suma, foram dias e momentos indiscritíveis e memoráveis, aos quais esta simples notícia nunca conseguir descrever totalmente!

Um bem-haja, Senhor D. Joaquim Proença Dionísio!