Batismo e Crisma na Eucaristia
A Eucaristia integrou a Celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã com uma Catecúmena e do Sacramento de Confirmação com 18 Jovens e Adultos. Valorizou esta expressiva Assembleia Litúrgica a presença das Famílias com os Padrinhos dos Crismandos. Os Paroquianos também quiseram assinalar o significado da Visita do Senhor Bispo acorrendo em maior número, deixando, no entanto, lugares para outros/as no amplo espaço da Igreja. Os Grupos Corais que ao longo do ano participam na Eucaristia em horários diferentes, prepararam-se em conjunto para prestarem neste dia o melhor serviço musical ao seu alcance.
D. Joaquim centrou a Homilia no Evangelho que apresenta Jesus Crucificado no meio de dois salteadores. Apontado aí como Rei, reina pelo serviço até à entrega da própria vida. Sendo a Cruz o Símbolo da Sua Doação, é no Altar que Ele se oferece a todos/as, em cada tempo e lugar. Aos batizados e Crismados que se unem a Cristo desta maneira, apelou o Senhor Bispo para que sejam Discípulos Missionários. Nas diversas responsabilidades que vão assumindo na Família, na Sociedade e na Igreja hão-de marcar a sua identidade de cristãos pela entrega generosa dos dons que receberam. Transformar o Dom da Vida e todos os outros dons que recebemos em Dever de oferta das nossas capacidades aos que contam connosco é a missão dos batizados e crismados em comunhão com Cristo.
Da passagem do D. Joaquim pela Paróquia em Encontros vários desde a Quarta-feira até ao Domingo merece ser relevada a Sua capacidade de sintonizar com as pessoas nas variadas situações. Teve um Encontro com os Crismandos. Com a pedagogia do diálogo, em perguntas solicitando respostas, apresentou os Sacramentos como Encontros com Cristo decorrentes do Batismo. Teve o cuidado de mostrar o Significado dos Ritos e Sinais que apontam para o Dom do Espírito Santo. Interpelou os participantes lembrando os Dons a que importa responder em Dever de oferta também: a Vida, a Família, a Fé, a Inteligência, a Igreja, as pessoas…
Na Assembleia Paroquial na noite de Quarta-feira com os Grupos de Serviço Paroquial, com serenidade e clareza, lembrou D. Joaquim a necessidade de constituir o Conselho Paroquial de Pastoral. Falou da atividade pastoral a realizar em caminho conjunto dos Paroquianos com o Pároco, orientados pela forma sinodal de escuta de todos e de compromissos assumidos. Para que ninguém se sinta à margem da comunhão e de missão da igreja, lembrou o caso do Apóstolo Pedro. Tendo negado claramente a sua relação com Cristo na noite da Paixão, foi por Ele procurado nos dias da Ressurreição para reatar um compromisso de amor. Em ordem a um alargamento da atividade dos Paroquianos na Vigararia Porto Poente, comunicou D. Joaquim a realização de um primeiro Encontro Vicarial de representantes dos Leigos das Paróquias, previsto para 28 de Janeiro de 2026.
Deixou também uma impressão muito positiva da Igreja que representa como Bispo a Visita do D. Joaquim à União e Assembleia de Freguesias, à Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro (ADILO) ao Jardim de Infância da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, à Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, à Escola Leonardo Coimbra, ao Centro de Dia da Arrábida, ao Serviço de Apoio Domiciliário do Bairro Pinheiro Torres prestado pela Obra Diocesana de Promoção Social e à Casa de Lordelo.
Para que a Visita Pastoral fosse oportunidade de convívio que faz falta, um grupo que com o Pároco preparou a Visita assumiu realizar um almoço aberto a todos os Paroquiano que se inscrevessem. Na ampla sala de convívio e Recreio da Escola Leonardo Coimbra, com o apoio da cozinha/cantina da Escola e de um Restaurante próximo, juntaram-se cerca de 80 Paroquianos de quem o Senhor Bispo se despediu antes do fim, partindo para outro compromisso.
Agradecimento
A Paróquia fica agradecida à direção do Agrupamento da Escolas Leonardo Coimbra e ao Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto pela preciosa e amiga colaboração.