POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Porto Ecuménico anuncia novidades


Desde a década de 1960, o Ecumenismo, movimento suscitado pelo Espírito Santo que promove a unidade visível entre os cristãos, tem conhecido na cidade do Porto um dinamismo particular em Portugal, graças a diversos clérigos e leigos que, sensibilizados para a causa e dom da unidade, promovem iniciativas ecuménicas, cujos frutos se renovam em cada geração.

 

A atual Comissão Ecuménica do Porto, reformulada em 2005, é formada por clérigos e leigos e  inspira‑se nessas raízes, numa cidade que foi, é e deseja ser, um verdadeiro “Porto Ecuménico”, onde a construção de pontes entre Igrejas se concretiza através de encontros regulares, alguns dos quais, patentes no Roteiro anual Ecuménico de Oração da cidade.​

 

O encontro realizado no dia 3 de dezembro de 2025, aconteceu na Paróquia Lusitana do Bom Pastor, no Candal, Vila Nova de Gaia e teve como objetivo principal reunir os líderes das Igrejas, clérigos e leigos com responsabilidades ecuménicas, em clima de oração, confraternização e partilha e refletir sobre desafios atuais e discernir caminhos de unidade e missão para o ano de 2026.

 

Participaram cerca de 30 pessoas, entre os quais os Bispos D. Jorge Pina Cabral, D. Roberto Mariz e o Bispo D. Sifredo Teixeira. Após o momento de oração, o encontro prosseguiu com um jantar de confraternização, alegria e diálogo à volta da mesa comum, no Centro Social do Bom Pastor.

 

Mereceu especial destaque, a Carta Ecuménica para a Europa, revista, apresentada publicamente no Vaticano, no dia 5 de novembro, pela Conferência das Igrejas Europeias e Conselho das Conferências Episcopais da Europa, onde Portugal esteve representando pelo Bispo D. Sifredo Teixeira.  A Carta Ecuménica será editada em Português pelo COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs e pela CEP – Conferência Episcopal Portuguesa, e será apresentada no dia 26 de janeiro, em contexto da Celebração Ecuménica Nacional, em Lisboa.

 

Desde que a Carta Ecuménica foi publicada pela primeira vez em 2001, a Europa, as igrejas e o ecumenismo mudaram.

 

A nova Carta apresenta-se renovada, começando com o sentido da crença, a escuta comum da palavra de Deus e a partilha do testemunho conjunto, identificando depois as esferas de encontro e, finalmente, abordando os campos de responsabilidade partilhada e compromisso com a Europa. Alguns destes campos exigiram o acrescento de novos capítulos, nomeadamente sobre a paz e a reconciliação, sobre a migração e sobre as novas tecnologias. Reconhecendo o papel central que a juventude sempre desempenhou nas igrejas e no ecumenismo, foi dedicado um capítulo separado aos jovens e ao seu envolvimento. Além disso, a Carta atualizada contém mais compromissos que refletem um crescimento das relações ecuménicas, mas também a sua diversificação.

 

Ao mesmo tempo, os compromissos contêm recomendações específicas, encorajando as igrejas e os atores ecuménicos a tomar medidas concretas e a utilizar a Carta tanto na sua totalidade como em partes, dependendo dos seus contextos, situações e necessidades.

 

Partilham-se as seguintes iniciativas ecuménicas, para que todos se sentam animados a participar:

 

12 dezembro, 20h30: Cantares Ecuménicos de Natal pelas ruas do Porto. “O Natal é de Jesus”, com concentração inicial, na Igreja do Marquês, Porto.

 

21 janeiro 2026, 21h30: Celebração Ecuménica grande Porto, local a anunciar.

 

Informações em www.ecumenismoporto.org