De 4 a 10 de maio, as Paróquias de São Félix da Marinha e de São Mamede de Serzedo receberam a Visita Pastoral do bispo auxiliar do Porto D. Roberto Mariz no âmbito do Ano do Jubileu 2025 onde todos somos convidados a ser “Peregrinos da Esperança”. Uma visita que contemplou diversas iniciativas locais, como visitas a instituições e associações, e atividades paroquiais, como festas da catequese, entre elas a Festa do Pai nosso e da Eucaristia, e o Sacramento da Confirmação que uniu as duas paróquias onde foi reforçado o apelo às vocações e ao chamamento de Cristo em prol das comunidades.
“Barro na minha mão, barro na mão de Deus” – foi com este lema de entrega e dedicação que o Bispo D. Roberto Mariz orientou a sua visitas nas paróquias de São Félix da Marinha e de São Mamede de Serzedo. Através de catequeses e homilias, esta visita pastoral foi importante no sentido de convidar as nossas comunidades paroquiais a refletirem e olharem para si mesmas para que possa ser construída uma Igreja sem muros e totalmente aberta a todos, onde todos possam comungar do mesmo Espírito.
Comunhão, Participação, Missão: três palavras que são os pilares sobre os quais somos e fomos convidados e inspirados a edificar, sem ter medo e sem esmorecer. “Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu…” – foi com estas palavras que o Bispo D. Roberto Mariz nos apresentou a sua missão para connosco e nos colocou o desafio de sermos ovelhas do mesmo rebanho, sempre com o sentido de unidade em mente.
A visita do Bispo D. Roberto Mariz coincidiu com a eleição do Papa Leão XIV: dois presentes de Deus na mesma semana só podem significar que Deus nos ama incondicionalmente e que usa os seus filhos para serem instrumentos do Seu Amor.