O grupo de Jovens da Juventude Mariana Vicentina da Paróquia de Lousada (São Miguel), nos últimos 25 anos esteve presente em vários encontros mundiais da Juventude, como em Jubileus e Jornadas Mundiais da Juventude. Estivemos no Jubileu em Roma no ano 2000, e nas JMJ de Madrid, Brasil, Polónia, Panamá e Lisboa 2023. Este ano é um ano especial para toda a Igreja, pois celebra-se o Jubileu, ano de Jubilo e de alegria para todos os Cristãos, ano em que se vive e proclama a Fé e o amor de Cristo tem por cada um de nós.
Assim o grupo de jovens da Juventude Mariana Vicentina de Lousada (São Miguel), irá participar no Jubileu dos Jovens em Roma entre os dias 28 de Julho e 3 de Agosto com 6 jovens (Cátia, Joana, Beatriz, Sara, Catarina e Pedro), iremos participar enquanto Associação de Jovens, mas também vamos com todo o orgulho, representar a Paróquia, a Vigararia de Lousada com outros grupos de jovens da Vigararia e claro a Diocese do Porto.
No dia 29 de Julho ao final do dia irá decorrer a abertura oficial do Jubileu dos Jovens, na Praça de São Pedro, com a Eucaristia de boas-vindas do Papa Leão XIV. No dia 30 de Julho, o dia será todo dedicado ao encontro de oração, partilha e festa de todos os jovens peregrinos que irão de Portugal a Roma, de manhã com a Eucaristia da Basílica de São Paulo Fora das Muralhas e de tarde em vários locais de Roma, com formações e orações e festa.
Dia 31 de Julho, atividades de caráter cultural, artístico e espiritual em vários locais da cidade de Roma, dia 1 de Agosto, dia penitencial, dia 2 de Agosto, peregrinação até a Tor Vergata, onde irá decorrer a vigília de oração com o Santo Padre, noite a visualizar as estrelas e no dia 3 de Agosto, Santa Missa de envio e encerramento do Jubileu dos Jovens, mais uma vez presidida pelo nosso querido Papa Leão XIV.
O grupo de Jovens da JMV da Paróquia de Lousada (São Miguel), irá partir no dia 27 de Julho de manhã cedo e regressará no dia 5 de Agosto, espera-nos pela frente longos dias de superação e resiliência, mas vamos de coração cheio para dar e festejar a alegria de ser jovem e cristão, com os milhares de jovens que iremos encontrar pelas ruas de Roma de todo o mundo.
Levaremos um pouco de cada um dos que cá ficam e traremos um pouco daquilo que vamos receber, para podermos tornar a vida e o espirito de cada um mais leve e pronto para amar o próximo.
” O AMOR É INVENTIVO ATÉ AO INFINITO” (São Vicente de Paulo)