POLITICA DE COOKIES
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso.
COMPREENDO E ACEITO

Visita Pastoral à paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Olival


Decorreu, conforme programa previsto, a visita pastoral realizada por D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto, a esta paróquia de terras de Santa Maria, situada na zona sul de V.N.de Gaia.

 

O prelado teve ocasião de contactar com todas as realidades da paróquia e dos seus fiéis, atento sobretudo à situação religiosa, mas também à dimensão social e cultural.

 

No 1º dia, depois de saudar o Senhor e a Padroeira na igreja matriz, tendo sido recebido cá fora pelas coletividades da freguesia e pelos fiéis, foi visitar a Junta de Freguesia, sendo recebido pelo sr. Presidente e seus colaboradores. Seguiu-se uma visita às escolas Diogo Macedo sendo recebido efusivamente pelo sr. Diretor e por alguns professores e alunos.

 

De seguida fez uma visita ao centro de estágios do FCP, sito no extremo da freguesia a confrontar com Crestuma. Teve ocasião de visitar os campos de treino e ainda de cumprimentar o sr. presidente, Villas-Boas, e os demais responsáveis pelo clube. Antes da Eucaristia celebrada no horário habitual na capela de Seixo Alvo, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, visitou ainda vários doentes, a todos trazendo uma palavra de conforto e esperança.

 

O 2º dia iniciou com a visita à escola primária da Igreja para alegria das crianças que interpretaram várias músicas e onde teve ocasião de saudar as senhoras professores e demais pessoal. Seguiu-se a visita ao Centro de Dia com palavras de estímulo aos doentes e ao corpo social; aí contatou ainda com as diversas valências da creche.

 

Depois de visitar mais duas capelas da paróquia – S. Vicente e S. Martinho – almoçou na Quinta da Velha, seguindo-se a visita ao complexo industrial JJT que dá trabalho a centenas de empregados.  Tendo de deslocar-se a Moldes para o funeral do P. Arnaldo Pinho, regressou a tempo de celebrar a normal missa comunitária na igreja. Depois do jantar oferecido por JJT teve ainda ocasião de visitar os ranchos folclóricos onde ensaiou um passo de dança.

 

O terceiro dia da visita (sábado) iniciou de tarde com a missa da catequese no salão paroquial, seguindo-se o encontro com catequistas, catequizandos e pais, e ainda um encontro mais particular com o grupo de crismandos e seus padrinhos. Outro encontro muito profícuo foi com as forças vivas da paróquia: conselhos económico e pastoral, ministros extraordinários da comunhão, acólitos e leitores, catequistas, responsáveis pelos grupos de jovens e da pastoral caritativa. Terminou o dia com um jantar-convívio no largo do salão paroquial.

 

Finalmente, no domingo, celebrou missa na capela de S. Mateus de Arnelas, no extremo norte da paróquia, capela que já celebrou os 300 anos de existência e que goza de belos altares barrocos. Em seguida, depois do pequeno-almoço junto ao rio Douro, dirigiu-se para a igreja matriz a fim de presidir à solene missa crismal. No final agradeceu a maneira fidalga como foi recebido, apelando a que a visita pastoral dê frutos de uma maior vivência cristã. Antes de se despedir, participou ainda num almoço num restaurante local.