Entre os dias 3 e 8 de junho de 2025, a Paróquia de São Salvador de Grijó recebeu a visita pastoral de D. Roberto Rosmaninho Mariz, Bispo auxiliar da Dioceses do Porto.
O programa delineado para esta visita teve como pressupostos principais criar condições favorecedoras de, em espírito de proximidade e de diálogo entre pastores e fiéis. Desejamos que esta visita do pastor possa favorecer o desenvolvimento de uma vivência cristã de forma mais próxima, mais consciente e, por isso, tornando-nos cristãos mais reflexivos e atuantes na vivência eclesial. Esta realidade eclesial não está fora, muito pelo contrário, das realidades económicas, sociais e culturais em que a vida de cada um de nós se desenrola, nesta parcela viva da nossa Igreja do Porto.
A abertura oficial da visita pastoral iniciou-se no dia 3, com uma visita à Junta de União de Freguesias Grijó Sermonde.
Seguiu-se um encontro de oração nas capelas de S.ta Margarida, S. Vicente Ferrer, Nª Sª de Fátima e Nª Sª da Divina Providência. Este encontro, aberto a todos, foi particularmente importante para as pessoas destas zonas que têm maiores dificuldades em se deslocarem à Igreja Paroquial. Assim, foi possível que todos tivessem um tempo de encontro, reflexão e de oração. Deu-se ainda a visita domiciliar a algumas pessoas doentes.
Às 18h, D. Roberto presidiu a uma Celebração Eucarística na Igreja do Mosteiro de São Salvador de Grijó.
Este dia foi encerrado com uma visita ao albergue da Confraria de Santiago de Grijó.
No dia 4, foi feita uma visita a algumas unidades fabris da Freguesia tais como: COTESI, Biseladora do Norte e Fundição de Moldes para Calçado. Visitas que decorreram num clima de grande cordialidade.
Às 18h houve uma Celebração Eucarística na Igreja do Mosteiro presidida por D. Roberto Mariz.
Ainda neste dia 4, pelas 21.30h, houve um encontro do Sr. Bispo com todos os agentes da Pastoral que formam o Conselho Pastoral da Paróquia de São Salvador de Grijó. Este está organizado em 3 setores: profético, litúrgico e socio caritativo. Estiveram também presentes elementos do Conselho Económico. Neste encontro foi feita uma apresentação, pelo representante de cada um dos diferentes setores, das várias organizações que os compõem. Assim, foram, sumariamente, apresentadas as razões de ser e objetivos de cada uma dessas instituições, as suas realizações e as suas dificuldades. Aqui podemos constatar que a nossa vida eclesial é muito diversificada. Congrega muitas realidades ao albergar organismos diversos em que alguns já têm uma longa História enquanto outros são de criação mais recente. Na sua diversidade de organização, na especificidade das suas áreas de intervenção têm como grande objetivo a convergência no todo do corpo eclesial para que seja possível viver a sinodalidade.
Do bispo auxiliar do Porto recebemos palavras de encorajamento e de consciencialização de que o papel da comunidade eclesial, onde todos cabem, é o de sair em missão, propor a Boa Nova do Evangelho, semear com alegria, na certeza que é o Espírito Santo quem faz frutificar.
No dia 5 foi o dia de visita à Escola EB2,3 de Grijó. Esta foi uma oportunidade de encontro com alunos e professores que proporcionou um maior conhecimento da nossa realidade educacional.
De tarde, neste mesmo dia, foi feita uma visita a três zonas habitacionais da etnia cigana. Foi assim possível à Igreja fazer-se presente junto desta comunidade relativamente grande em Grijó.
No dia 6, D. Roberto Mariz começou o dia com uma visita ao (lar) ERPI e centro de dia da Paróquia de São Salvador de Grijó, onde teve oportunidade de conhecer, mais de perto, esta nossa relevante instituição social. Aqui, presidiu a uma celebração eucarística para os utentes. No final desta, teve ocasião de participar num almoço servido aos utentes e elementos da Direção. Esta foi uma oportunidade de escuta e diálogo quer com os responsáveis da instituição quer com aqueles que, neste momento, precisam de maior apoio numa situação de maior fragilidade.
Ainda, na tarde deste dia, foram feitos encontros de oração nas capelas de Nª Sª da Hora, Stº António e Stª Rita abertos a todas as pessoas, mas particularmente pensados para os doentes de cada uma dessas zonas pastorais.
Neste dia a visita terminou com uma visita ao Estádio Municipal e às sedes do Rancho Folclórico de São Salvador de Grijó e ao Agrupamento dos Escuteiros 610 de Grijó, sitas na casa de Murracezes.
No dia 7, sábado, D. Roberto presidiu à Eucaristia na Igreja do Mosteiro. Esta celebração, aberta a todos os fiéis, foi dirigida particularmente para alguns grupos da catequese, isto é para os 4º, 5º, 7º, 8º e 10º anos. Presidiu à festa do Encontro. Esteve ainda reunido com o Agrupamento 610 de Grijó
No domingo, dia 8, D. Roberto Mariz presidiu à Eucaristia com a celebração do Crisma. Receberam o Sacramento do Crisma 23 paroquianos entre adultos e jovens. Nesta celebração estiveram representantes da autarquia e associações da Vila de Grijó. No final da celebração houve um convívio no claustro do Mosteiro. Assim, num ambiente marcado por sentimentos de pertença, de união e de festa, foi feito o encerramento desta visita Pastoral à nossa Paróquia de São Salvador de Grijó. Manifestamos a nossa gratidão a D. Roberto Mariz, pelas exortações que nos fez, pela atenção que nos dispensou num clima de proximidade, de afabilidade, de apelo à vivência da Fé na Alegria da Esperança a que somos chamados neste Ano Jubilar.
Neste Ano Jubilar, como que coroando esta visita, no dia 10, a Paróquia de São Salvador de Grijó fez uma peregrinação à Sé Catedral, em que participaram algumas dezenas de paroquianos. Esta peregrinação terminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Sr. D. Roberto Mariz.