A Igreja é a pátria do serviço

No passado Domingo, em específica celebração, com a presença de familiares e amigos, o Bispo do Porto admitiu a ordens Sacras um candidato ao Diaconado Permanente, originário da Paróquia de Nevogilde (cidade do Porto) e recebeu o juramento de fidelidade e profissão de fé de quatro que serão ordenados brevemente: três da Paróquia de Folgosa (Maia) e um de Rio Tinto (Gondomar).

Na homilia, D. Manuel Linda glosou a primeira leitura que falava da mulher virtuosa, aquela que «dá bem-estar ao marido e não desventura, abre as mãos ao pobre e estende os braços ao indigente». E afirmou: “Esta mulher é imagem da Igreja, «esposa de Cristo», aquela que vive na fidelidade a Deus e no serviço do próximo. Ora, este procedimento, que é a vocação de todo o crente, como que se torna mais visível nos Ministérios da Igreja e, fundamentalmente, no Diaconado. Serve-se a Igreja e o mundo mediante o anúncio da Palavra de Deus, no culto divino, mas, fundamentalmente, na dimensão sócio-caritativa. Curiosamente, hoje é o Dia Mundial dos Pobres, como que para nos lembrar que a Igreja é uma comunidade de serviço.”

Na presença de vários Diáconos Permanentes, enalteceu o precioso serviço que prestam, deu os parabéns às famílias que aceitaram que os seus maridos ou pais escolhessem servir a Igreja e a sociedade mediante este primeiro grau do sacramento da Ordem e agradeceu ao Cón. Adélio Abreu o solícito e precioso trabalho na formação e acompanhamento destes candidatos.