O polo universitário da Asprela, no Porto, acolheu no passado dia 15 de outubro, o encontro de abertura do ano letivo 2025-2026 da Pastoral Universitária da Asprela, reunindo estudantes, professores, colaboradores e investigadores, bem como vários sacerdotes e religiosos.
Durante a tarde, o espaço no coração do campus da Asprela foi cuidadosamente preparado e decorado, com a missão de divulgar a existência e disponibilidade deste novo serviço pastoral direcionado para o âmbito Universitário da Asprela. O projeto surge da parceria entre as paróquias da Areosa, Paranhos e Amial, com o apoio da Pastoral Universitária da Diocese do Porto, reforçando o compromisso de acompanhar social e espiritualmente os estudantes e oferecer um espaço de fé, diálogo e comunhão. Quem passava pelo local juntava-se espontaneamente, permanecendo em oração e partilha, num ambiente de profunda recolha e fraternidade. Por volta das 16h30, a banda B & D (composta pela Beatriz e o Diogo) proporcionou a todos os presentes um concerto de alto nível artístico, envolvendo os presentes ao ritmo da boa música que nos proporcionaram.
A celebração eucarística teve início por volta das 18h, presidida pelo Frei Miguel Grilo, Frade Capuchinho, e concelebrada por 8 sacerdotes diocesanos e religiosos. A missa, animada pelo grupo de jovens HAKUNA – PORTO, contou com cerca de uma centena de participantes.
Na homilia, o Frei Miguel sublinhou que este serviço é um projeto de Deus que se realiza como sonho a ser vivido em conjunto com estudantes, professores, investigadores e funcionários do mundo universitário, destacando a importância da fé, da partilha e do diálogo como caminhos para concretizar este sonho. No final, os fiéis permaneceram em adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando o encontro num momento de oração profunda, reforçando a ideia de que para fazer caminho é necessário o encontro com Deus na Oração, é ela o motor da nossa vida
Foi ainda anunciado que todas as quintas-feiras, a partir das 18h, haverá encontros da Pastoral Universitária da Asprela aberto a todos na Cripta de Paranhos para momentos de oração, reflexão e diálogo, oferecendo à comunidade académica um espaço contínuo de crescimento espiritual e comunhão.
O encontro evidenciou a vitalidade da Pastoral Universitária da Asprela, promovendo a integração da fé na vida académica e oferecendo momentos de música, oração e partilha, concretizando, passo a passo, o sonho de Deus entre os jovens e fortalecendo a presença da Diocese do Porto neste espaço de pastoral tão importante.