Bispo do Porto apela às inscrições de famílias de acolhimento para os «Dias nas Dioceses»

O bispo do Porto apela “vivamente” às famílias que se inscrevam para acolher jovens peregrinos, “dois jovens, quatro, ou seis”, na semana dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), de 26 a 31 de julho, na semana anterior à JMJ 2023.

“Apelo vivamente: Disponham de um espaço nas vossas casas, para receberem dois jovens, ou quatro, ou seis, aqueles que tiverem essa possibilidade. Cria-se uma relação de empatia que se vai manter ao longo da vida”, disse D. Manuel Linda, num vídeo divulgado online e enviado à Agência ECCLESIA.

Na mensagem, onde se dirige “às famílias da Diocese do Porto”, o bispo explica que vão receber “milhares e milhares de jovens estrangeiros”, que vão viver com as comunidades desta Igreja local as “pré-jornadas ou preparação específica para a Jornada de Lisboa”.

“Nos precisamos de os alojar: Alojar em casas particulares, porque nada supre aquele calor humano que se vai notar entre o que dá alojamento e aquele que é alojado”, acrescentou D. Manuel Linda.

A diocese portuense já tem “mais de 1500 famílias de acolhimento” inscritas nos ‘Dias nas Dioceses’, informou o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil/COD Porto, no dia 6 de junho, assinalando que “é bom mas não chega”, e apela também a mais inscrições: “Ser família de acolhimento é ser como Isabel que acolheu Maria, em sua casa”.

Os ‘DND’ decorrem entre 26 e 31 de julho e vão acontecer em 17 dioceses portuguesas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os peregrinos ao longo dessa semana vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, cada diocese está a finalizar um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Os ‘Dias nas Dioceses’ são um itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, e que vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, de 2 a 6 de agosto, os dias da visita apostólica do pontífice.

Lisboa, Santarém e Setúbal são dioceses de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude 2023 para os jovens que vão participar neste encontro, e que começa a 1 de agosto.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).

A Jornada Mundial da Juventude nasceu após o sucesso do encontro promovido pelo Papa João Paulo II, em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano, atualmente, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

CB/OC