Bispo do Porto lembrou o papel dos cristãos na promoção da “saúde social”

Na Solenidade do Corpo  e Sangue de Cristo não houve Procissão no Porto devido à chuva. A Adoração Eucarística teve lugar na Igreja da Santíssima Trindade. D. Manuel Linda afirmou que “a economia de Jesus não está no ter, mas no dar”

Na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrado no passado dia 8 de junho, o bispo do Porto afirmou que “em Jesus podemos promover a saúde social”. Porque “a economia de Jesus não está no ter, mas no dar”, acrescentou.

Na tarde de quinta-feira, feriado do Corpo de Deus, a chuva não permitiu a tradicional Procissão no centro da cidade do Porto. Foi numa Igreja da Santíssima Trindade repleta de fiéis que D. Manuel Linda, no intenso momento de oração com Adoração Eucarística a que presidiu, assinalou que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia é “pão na mesma mesa para uma família humana unida”.

O bispo do Porto apelou à paz frisando que “se nos alimentamos de ódios temos uma doença degenerativa”. Em modo especial, citou os muitos exemplos de grupos de cristãos que através da Eucaristia procuram repartir o pão em obras de caridade.

“Os centros sociais paroquiais, as portas abertas paroquiais, as ordens terceiras e irmandades, as organizações que ajudam os sem abrigo, os visitadores”, foram alguns dos exemplos dados por D. Manuel Linda que também incluiu o exemplo das famílias da diocese que vão acolher jovens estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude que no Porto vão preparar a Jornada de Lisboa.

“Ai dos pobres da nossa cidade se não fossem os cristãos”, declarou o bispo do Porto.

Recordemos que na homilia da Missa a que o bispo do Porto presidiu na Igreja da Santíssima Trindade, na manhã do Corpo de Deus, D. Manuel Linda lembrou que na Eucaristia estão presentes “a Pessoa e os critérios de Jesus”. Assim, quem comunga do Pão e Vinho da Eucaristia alimenta-se dos critérios de Jesus e deve passar a viver nessa dimensão nova que Jesus nos oferece no seu Corpo e Sangue.

“Dar a sua Carne e o seu Sangue é comprometer-nos na sua unção de pregar o Evangelho aos pobres proclamar a libertação aos oprimidos, dar vista aos cegos, dar pão a quem tem fome. É edificar uma verdadeira família humana a partir do Pão comum, pois partir o pão à mesma mesa é sinal e fundamento de família unida”, afirmou o bispo do Porto.

Nessa homilia, D. Manuel Linda sublinhou que “se nos alimentamos com o Pão da harmonia, então é a fraternidade, o cuidado, a solicitude, a união e a colaboração que se criam”.

“E há tanta carência de saúde social mormente a nível dos velhinhos desamparados, dos não produtivos desprezados, dos frágeis desprotegidos, dos jovens abandonados à sua sorte, de tanta gente explorada indecentemente”, declarou D. Manuel Linda.

O bispo do Porto na conclusão da homilia da Missa matutina, em Dia do Corpo de Deus, recordou que a diocese do Porto vai “avançar para a instituição dos ministérios do catequista, do leitor e do acólito”.

“Devido à abertura que o Santo Padre nos concedeu, vamos avançar para a instituição dos ministérios do catequista, do leitor e do acólito. Não para premiar colaborações ou agradecer favores. Mas para formar para a grandeza deste mistério eucarístico, para a Igreja crescer na história como Corpo de Cristo e Sacramento de unidade e para prosseguir a obra da Redenção, segundo o mandato missionário do seu Senhor e Mestre. Para que o povo dos batizados, na Eucaristia, se alimente e cresça como corpo eclesial, verdadeiro Corpo de Cristo presente à face da terra”, declarou D. Manuel Linda.

RS