Bispo do Porto visitou Codal e Vila Chã em Vale de Cambra

“Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me” (João 10, 14)

De 14 a 17 de março decorreu a Visita Pastoral de D. Manuel Linda às Paróquias de Codal e Vila Chã, no Concelho de Vale de Cambra e da Vigararia de Arouca - Vale de Cambra.

A Vista Pastoral é o encontro do Pastor com o seu rebanho, do Bispo com a Comunidade e as pessoas que a integram. E assim foi. D. Manuel esteve quatro distas por terras de Vale de Cambra, contactando as pessoas, as instituições e os Movimentos das paróquias e da sociedade civil. Foi ocasião de “ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização” e de “estimular energias talvez enfraquecidas” (Diretório dos Bispos, 168). A todos D. Manuel deixou sempre uma palavra de ânimo, de estímulo e de encorajamento. Visitou a Câmara Municipal e a sede da União de Freguesias, grupos desportivos, Bombeiros Voluntários, Escolas Básicas, Associação Valecambrense de pais e Amigos do Cidadão deficiente, Unidade de Cuidados Continuados, Banda de Música de Vale de Cambra, e alguns doentes e idosos.

Nas paróquias houve encontros com os vários grupos e colaboradores da pastoral, com as crianças, adolescentes e jovens. A Visita Pastoral teve como ponto alto, em cada uma das paróquias, a celebração da Eucaristia dominical com a participação dos vários grupos e Movimentos.

No final da Eucaristia no Santuário de Santo António, teve lugar um momento evocativo do Ano da Misericórdia com o descerrar de uma placa, recordando um encontro Regional de Aveiro da União das Misericórdias Portuguesas a 19 de maio de 2016, com a presença dos bispos D. António Francisco dos Santos, então Bispo do Porto, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.

As comunidades de Codal e Vila Chã agradecem, reconhecidas, a presença simpática e próxima do seu bispo e a sua palavra amiga e solidária. Esperam colher frutos de renovação e vencer os muitos desafios que se lhes colocam.