Caminhamos todos pelas pessoas com deficiência

No âmbito do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência e desafiados pelo repto do Papa Francisco para construirmos uma Igreja em que há lugar para todos, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto organizou a caminhada “Caminhamos … tod@s tod@s tod@s!”

Desde a Praça da Batalha até ao Terreiro da Sé, cerca de 300 pessoas caminharam juntas de forma a celebrar este dia e chamar a atenção para a importância da inclusão e da participação de tod@s na vida da Igreja.

Já na Catedral do Porto, foi vivida uma oração coletiva, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Neste momento especial, foram ouvidos testemunhos de pessoas com deficiência que partilharam os seus caminhos de fé e os obstáculos que foram sentindo, sublinhando a responsabilidade de construção de uma igreja de e para todos.

O Presidente do Serviço Pastoral das Pessoas com deficiência do Porto, o padre Fernando Rosas, terminou o momento com gratidão a todos os envolvidos, reforçando a necessidade da igreja não apenas “ter atenção” às pessoas com deficiência, mas ir mais longe dando “importância”, apelando deste modo à escuta e participação efetiva das pessoas com deficiência.

O momento foi acompanhado por várias instituições da diocese do Porto, pelo corpo de escutas e pelas autoridades.

O balanço é de gratidão e de esperança no futuro, relembrando que o Serviço Pastoral das Pessoas com deficiência da diocese do Porto, recém-criado, está consciente dos desafios e com alegria no futuro.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência surgiu em Portugal a 10 de novembro de 2010. A 2 de fevereiro de 2022, a Diocese do Porto constituiu a sua equipa.

Este organismo da Igreja Católica tem como missão promover a inclusão e a participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja, defendendo que apostar na construção de uma Igreja onde há lugar para tod@s, passa por humanizar a ação de tod@s aqueles que estão ao serviço da Igreja, ação esta que vai de encontro às palavras do Papa Francisco proferidas durante a última Jornada Mundial da Juventude.

(inf: Joana Morais e Castro, Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência da diocese do Porto)