CCC: decorrem inscrições para os cursos 2023/2024

Encontram-se a decorrer até ao dia 29 de setembro as inscrições para os cursos do Centro de Cultura Católica do Porto (CCC) referentes a 2023/2024.

Na fidelidade à sua missão de ser na Igreja do Porto «um Centro de irradiação da cultura católica, principalmente para o laicado», o CCC deixa-se inspirar este ano pelo lema «Para uma Igreja pluriministerial», no seguimento do documento da Conferência Episcopal Portuguesa «Ministérios laicais para uma Igreja ministerial» (junho de 2022) e da nota pastoral «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» (29 de maio de 2023), pela qual D. Manuel Linda, Bispo do Porto, convida «a Igreja diocesana a dar um passo determinado na implementação efetiva dos ministérios laicais instituídos de leitores, acólitos e catequistas» e indica como conveniente formação «os programas da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e do Curso Básico de Teologia do nosso Centro de Cultura Católica», em articulação «com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (para a Instituição de Catequistas) e com o Secretariado Diocesano de Liturgia (para os ministérios do Leitorado e do Acolitado)». Desta decisão resultou, em concertação com os referidos Secretariados, o modo de «Implementação dos ministérios instituídos na Igreja do Porto», que pode ser consultado na página web do CCC.

O CCC ajustou assim, em diálogo com os referidos Secretariados, as suas propostas formativas já habituais no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios para corresponder aos desafios da Igreja diocesana no que respeita aos ministérios instituídos, enquanto quer continuar a ser resposta para os leigos que procuram uma fé mais esclarecida e que as comunidades entendem mandar for­mar para o serviço eclesial (acólitos, leitores, salmistas, organistas, diretores de coro, catequistas…), para as religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e para os candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.

Estão, pois, programados tanto o Curso Básico de Teologia, como os Cursos de Ministérios LitúrgicosCurso de AcólitosCurso de LeitoresCurso de Música Litúrgica (Salmistas; Preparatório e Geral). O plano de estudos do Curso Básico de Teologia constitui a parte curricular do Curso Complementar de Formação de Catequistas, incluindo este ainda a formação específica e o acompanhamento da prática catequética, sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã. O Curso Básico de Teologia permite também a inscrição por disciplinas, de acordo com a disponibilidade e os interesses dos formandos.

Como novidade, em resposta também aos reptos diocesanos, refira-se a lecionação parcialmente online do Curso Básico de Teologia, de modo a exigir apenas uma deslocação semanal às instalações do CCC, aos sábados de manhã, quando ocorrem as aulas de tronco comum partilhadas com a Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. Os cursos desta, pelas exigências da sua componente prática e porque já concentrados apenas ao sábado, funcionarão em modo totalmente presencial.

Como em anos anteriores, procurou-se acrescentar aos planos de estudos habituais alguma novidade, de modo que as pessoas que já concluíram os seus cursos possam encontrar no CCC resposta aos seus desejos de formação. O plano de estudos do Curso Básico de Teologia apresenta uma nova disciplina – Espiritualidade do viver na esperança cristã – que, como todas as restantes, pode ser frequentada isoladamente.  Foi também programado um ciclo temático, em sintonia com alguns dos objetivos do plano diocesano de pastoral da diocese do Porto, a decorrer online, em ritmo quase mensal.

As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 29 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639; 960004032 – ccc@diocese-porto.ptccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 30 de setembro. As aulas começam a 7 de outubro.

(inf: CCC)