CONVITE

No próximo dia 9, um sábado, às 11 horas, teremos a Solenidade do aniversário da dedicação da Igreja Catedral do Porto. Chamamos-lhe –e bem!- a “igreja-mãe” de toda a Diocese. Por isso mesmo e porque, em grande número das nossas paróquias não se celebra o aniversário da dedicação da igreja paroquial porque se perdeu a memória histórica do dia em que tal aconteceu, mais se justifica que se celebre na “igreja-mãe” o que não podemos fazer nas «igrejas-filhas”.

Dois dias depois, a 11/09, aniversário do falecimento do último bispo do Porto, às 19 horas, celebramos pelos ministros ordenados que serviram a nossa Diocese: bispos, sacerdotes e diáconos. É uma expressão elevada da “comunhão dos santos” e do espírito que nos advém do Sacramento da Ordem: sentirmo-nos membros do mesmo todo, formado por nós e por estes fiéis com quem co-participamos no batismo e no sacerdócio ordenado.

Convido, pois, a totalidade dos fiéis em Cristo, na diversidade do seu ser Igreja –sacerdotes, diáconos, religiosas, religiosos e leigos- a participarem ativamente nestas duas celebrações.

+ Manuel, Bispo do Porto