Crisma interparoquial em Vale de Cambra

Ocorreu no passado dia 11 de fevereiro na Igreja Paroquial de Rôge a Celebração interparoquial do Crisma

27 crismandos, jovens e adultos, das paróquias de Macieira de Cambra e de Rôge, reuniram-se para a celebração de um sacramento da Igreja Católica, no qual os fiéis são confirmados e recebem o dom do Espírito Santo por meio da imposição das mãos do bispo. Esta celebração interparoquial, presidida pelo Reverendo Dom Roberto Mariz, foi mais uma oportunidade especial para a comunidade católica se reunir, fortalecer os laços entre as paróquias e partilhar a fé de uma maneira mais ampla.

Durante meio ano, este grupo de crismandos, através das sessões de preparação para o crisma, refletiram sobre os sete sacramentos e as suas especificidades, consultando o Catecismo da Igreja Católica, a Bíblia, e os livros do Papa João Paulo II sobre o rosário e a Eucaristia e aprofundaram a sua relação com Deus. Graças à boa preparação dos candidatos e à participação ativa de toda a comunidade, incluindo os catequistas, pároco e bispo, encontrou-se uma atmosfera de acolhimento e fé durante toda a cerimónia. Outros fatores que contribuíram para o sucesso da celebração incluem uma liturgia cuidadosamente planeada, músicas inspiradoras, a presença do nosso Diácono permanente Armindo Silva, do padre Davide Costa, natural de Rôge, e a presença de familiares e amigos dos crismandos, que celebraram juntos com eles esse momento especial da sua jornada espiritual.

No final da Eucaristia, reuniram-se no Centro Cívico de Rôge, cerca de 80 pessoas com a presença de D. Roberto, do Pe. Adão, pároco, dos padres Davide Costa e André Soares, naturais de Rôge e do diácono Armindo Silva, num almoço-convívio onde reinou a alegria e união entre as pessoas.

As comunidades paroquiais de Macieira de Cambra e de Rôge, agora enriquecidas com estes novos crismados, aguardam a sua presença enriquecedora nos vários grupos paroquiais desejando que vivam como verdadeiros discípulos e testemunhas de Cristo.