Cáritas Diocesana com novo projeto de integração de migrantes

A Cáritas Diocesana do Porto vai desenvolver um novo projeto de integração de migrantes, “sobretudo da América Latina, de expressão espanhola”, que já tem várias famílias interessadas e algumas entidades parceiras convidadas.

“A ideia deriva de uma preocupação que nos tem acompanhado neste último ano, a Cáritas Diocesana do Porto tem atendido muitas famílias de migrantes, sobretudo da América latina, de expressão espanhola. Foi juntar as necessidades que encontramos nos atendimentos, respondendo a alguns apelos do Papa Francisco, na linha da cultura do encontro e do acolhimento, e sistematizamos algumas ideias num projeto que se chama ‘PertenSer +”, explicou Daniela Guimarães, técnica coordenadora da Cáritas Diocesana do Porto.

À Agência ECCLESIA, assinalou que percebem que estas pessoas estão muito sozinhas, “não têm com quem partilhar as dificuldades”, muitas vezes partilham com os técnicos, e querem que se sintam “efetivamente integradas pelos laços de amizade que vão começando a construir”.

A educadora social indica que identificaram “cerca de 40 famílias”, e, depois dos primeiros contactos, “40% das respostas têm interesse”, numa lógica de famílias com crianças, porque estão preocupados “com as crianças que ainda não estão inseridas no SNS, que estão à margem do que são os rastreios normais para as idades”.

Segundo Daniela Guimarães, no projeto ‘PertenSer +’ vão realizar atividades que “potenciem e promovam o encontro com utilidade na sua vida diária”, sobretudo alguns acessos a cuidados de saúde primários, “rastreios de saúde oral”, e têm várias atividades pensadas “na área da vida mais útil”, “iniciativas na área da nutrição e alimentação saudável”, atividades lúdico-pedagógicas e de índole cultural, no Natal uma ‘hora do conto’ em formato bilingue.

“A ideia é sempre promover espaços de encontro e que possam criar a sua rede de sociabilidade. O foco não será na situação de vulnerabilidade mas naquilo que de útil a Cáritas pode oferecer para a vida daquelas pessoas”, explica a técnica coordenadora da Cáritas Diocesana do Porto.

Sobre o nome deste projeto – ‘PertenSer’ – conta que colocaram um S no lugar do C numa perspetiva das pessoas “se sentirem mais integradas”, e com a ajuda da Cáritas do Porto também possam trabalhar o “seu sentido de pertença, a um país diferente, uma cidade diferente, e a uma cultura diferente também”.

Queremos fundamentalmente melhorar a qualidade de vida destas pessoas e de alguma forma promover uma integração social mais equilibrada”.

A técnica coordenadora assinala que para este novo projeto já têm uma estagiária da área do mestrado em Ação e Desenvolvimento Humanitário, desfiaram o Curso de Enfermagem da Universidade Católica – UCP, têm contactos com “um projeto na linha da saúde oral”, “o mote está lançado para algumas entidades parceiras”.

A Igreja Católica celebra hoje o 109.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, com o tema ‘Livres de escolher se migrar ou ficar’, escolhido pelo Papa Francisco.

Daniela Guimarães conta que a Cáritas do Porto tem feito um exercício de reflexão, “uma reflexão muito analítica sobre a questão do impacto que a segurança e o conceito de segurança”, a partir dos testemunhos que ouvem, “pessoas que se viram obrigadas a fugir, a deixar o seu país”.

“Um tipo de migração que nem sequer é a clássica, mas famílias inteiras que mudam de país, que trazem os filhós e até os pais em alguns casos”, precisou.

Estamos a falar de famílias que estão confinadas a um quarto na cidade do Porto, nem sequer têm capacidade financeira para alugar uma casa. Há famílias inteiras que vivem num quarto e os únicos locais de partilha é a cozinha e a casa de banho. Ainda que vivam em condições que para nós nos faz pensar na noção de dignidade, aqui encontram esse espaço de segurança”.

“A questão da habitação preocupa-nos muito”, afirma a técnica coordenadora da Cáritas Diocesana do Porto, salientando que tem de ser “um trabalho em articulação, com entidades, com o Governo, e não afeta só migrantes”.

Aveiro acolheu a 5ª Semana de Formação Cáritas, com o tema ‘Inovação e Sustentabilidade’, entre 19 e 22 de setembro.

CB/OC - Ecclesia