As Paróquias de S. Martinho de Anta e de S. Estêvão de Guetim receberam o Sr. D. Roberto Rosmaninho Mariz, em Visita Pastoral, nos dias 21 a 26 de janeiro. A preparação e organização desta semana foram realizadas de acordo com os desafios lançados pelo D. Roberto na apresentação da visita pastoral à vigararia de Espinho-Ovar. Na sessão vicarial inaugural, o bispo auxiliar do Porto, deixou como desafio quatro palavras fundamentais: alegria, comunhão, gratidão e compromisso. As várias atividades, encontros e visitas procuraram ter presente estas palavras-desafio que se tornaram mote e lema desta visita.
Esta semana de encontro e partilha iniciou, no dia 21, com a visita à escola sede do Agrupamento Manuel Laranjeira. Pelas 9h da manhã, os alunos aguardavam ansiosamente a visita do bispo e acolheram-no com cartazes nos vinte e três idiomas presentes naquele estabelecimento. Desde o portão da escola ao auditório em que decorreu o encontro com a comunidade escolar, D. Roberto, acompanhado pelo pároco, pelo diretor da escola e pelo presidente da junta da união de freguesias de Anta e Guetim, percorreu um itinerário onde foram apresentadas várias performances, desde a música, à dança e à poesia. Foi um encontro marcado pela educação para os valores humanistas que aquela escola procura transmitir.
Da parte da tarde, foi tempo para visitar a Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco, nas suas várias valências, terminando com a celebração da Eucaristia para os residentes do lar e os utentes do centro de convívio e um momento de partilha e encontro à volta da mesa. A visita prosseguiu com a Academia de Música de Espinho, onde além do contacto com os alunos e professores, se assistiu a uma apresentação de um conto, cantado pelos alunos deste estabelecimento de ensino. Este dia de visita terminou com a celebração da Eucaristia, na igreja matriz de Anta, onde paroquialmente foram dadas as boas-vindas ao D. Roberto.
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, o dia começou com a visita à Escola Básica de Guetim, num momento de proximidade e encontro, que ficou marcado pela curiosidade das crianças, numa conversa muito próxima e acolhedora. Sendo a freguesia de Anta, Capital do Violino, em seguida, o bispo teve a oportunidade de conhecer o Luthier Capela, onde desde há 100 anos se fabricam violinos da maior qualidade que são usados em todo o mundo. A tarde desse dia ficou marcada pela visita a dois polos da CerciEspinho, o Lar residencial e o Centro Comunitário da Ponte de Anta, e as empresas Sinorplásticos e Pau Maciço. Em dia da memória litúrgica de S. Vicente, a Eucaristia foi celebrada na Capela de S. Vicente da Idanha, seguindo-se o jantar com o executivo da junta de freguesia. O dia findou com o encontro com as coletividades e associações da Vila de Anta, na sede da junta. Neste encontro, o bispo teve oportunidade de conhecer a riqueza associativa desta comunidade, desde o mundo desportivo, cultural, recreativo e sócio-caritativo.
A quinta-feira, dia 23 de janeiro, foi o dia mais preenchido, dedicando a manhã à Escola Básica de Anta e à Escola Básica Integrada Sá Couto. Estes encontros com a comunidade escolar foram marcados pela alegria e pelo entusiasmo das crianças em receber o D. Roberto, espalhando sorrisos, pedindo autógrafos e tirando selfies, mas, sobretudo, com a dedicação das escolas em apresentar o seu trabalho e missão com diversas atividades e apresentações musicais e culturais. Na Escola Sá Couto, o momento mais intenso foi a visita às salas dos alunos com necessidades especiais. O estilo genuíno e atento do D. Roberto proporcionou aos professores, assistentes operacionais e aos alunos um momento de esperança e encorajamento que não será esquecido. A parte da tarde foi marcada pela visita às empresas Eurospuma e Cotesi e a visita aos doentes da paróquia de Guetim. A Eucaristia deste dia foi celebrada na Igreja de Guetim, seguindo-se o jantar com os conselhos para os assuntos económicos das duas paróquias, com oportunidade para se dialogar sobre a situação económica das paróquias e dos projetos de ambas as comunidades. O dia terminou com uma assembleia inter-paroquial, onde foram apresentados os grupos paroquiais e a vida das comunidades, com o insistente apelo à construção comunitária e fraterna, estilo imprescindível das comunidades cristãs.
Na sexta-feira, dia 24, a visita começou ao início da tarde, com um momento de oração mariano, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Anta, e seguiu-se a visita à Famopol, empresa de produção de fibra de vidro, à Associação para o Desenvolvimento da Vila de Anta e a Tuna Musical. A Eucaristia foi celebrada na Capela de Nossa Senhora dos Altos Céus e S. Mamede e o dia encerrou com um encontro com os crismandos, os padrinhos e os grupos da pastoral juvenil.
O Sábado, dia 25, contou, na parte da manhã, com a visita à sede da junta de freguesia em Guetim, num encontro com as associações e coletividades desta freguesia e com a visita ao Agrupamento de Escuteiros de Anta. A tarde iniciou-se com um encontro com o GASPA (Grupo de Ação Social da Paróquia de Anta) e, de seguida, um encontro com a catequese das duas paróquias. Os grupos de catequese de Anta e Guetim acolheram o bispo, no largo da Igreja de Guetim, com a apresentação de estátuas vivas, inspiradas neste ano jubilar. No salão paroquial seguiu-se um momento de encontro com todos os catequizandos, que contou com a música e a palavra sempre interpeladora e inspiradora do D. Roberto. Este dia terminou com a Eucaristia de encerramento desta visita pastoral, na Paróquia de Guetim, com a celebração onde foi administrado o sacramento do crisma, onde as crianças do quarto ano celebraram a sua Festa da Palavra e foram, ainda, celebrados os aniversários de batismo do mês de janeiro. Terminada a Eucaristia, seguiu-se um momento de convívio, em jantar partilhado.
O Domingo, dia 26, último dia desta visita pastoral, foi dedicado à Paróquia de Anta, com a receção do bispo às 10h30 no largo da igreja, contando com a presença da Tuna Musical de Anta que executou uma peça musical. A Eucaristia, animada pelos coros paroquiais e os músicos da Tuna Musical, foi um momento de alegria e de festa, reunidos à volta da mesa do altar, celebrando a alegria dos crismandos que receberam o sacramento da confirmação, dos meninos e meninas do quarto ano que receberam a Bíblia das mãos do bispo e dos que celebraram o aniversário de batismo ao longo do mês de janeiro. Terminada a Eucaristia, seguiu-se um momento de convívio com um almoço partilhado, que contou com a animação do Grupo Cultural e Recreativo Semente.
Esta visita pastoral ficou marcada pela proximidade, disponibilidade e escuta do D. Roberto. No seu estilo acolhedor e interpelador, manifestou sempre o maior interesse e atenção em cada encontro e visita. A proximidade com todos, numa capacidade surpreendente de interpelar cada um, transmitindo a beleza da fé e a alegria de seguir Cristo, marcou a vida desta comunidade. A sua palavra de esperança e os desafios que lançou serão a base de trabalho para os próximos conselhos paroquiais de pastoral.
Que esta visita pastoral seja a oportunidade de reafirmarmos o nosso compromisso comunitário, testemunhando com a vida a alegria de pertencer a Cristo e à Igreja.