D. Roberto Mariz em visita pastoral às paróquias de Urrô e Várzea

De 28 de Fevereiro a 03 de março, decorreu nas paróquias de São Miguel de Urrô e de Salvador de Várzea, no concelho de Arouca, a visita pastoral do Bispo Auxiliar do Porto D. Roberto Mariz, sempre acompanhado pelo pároco Pe. Misael Calderón.

No decorrer da sua pastoral visita, desde logo, se mostrou como presença física de proximidade e em contacto com a realidade das comunidades paroquiais.

No primeiro dia, visitou o Centro de Dia de Urrô, estando com utentes e colaboradores, deslocando-se depois à Junta de Freguesia de Urrô, com quem reuniu.

No dia seguinte, tiveram lugar as visitas a duas empresas sediadas na freguesia de Urrô, em diálogo com empresários e funcionários, após o que reuniu com a Junta de Freguesia de Várzea, inteirando-se da sua realidade social, económica e cultural, com passagem pelo sítio arqueológico do “Casal Romano da Malafaia”.

Terminou este segundo dia, com um encontro com todos os paroquianos da paróquia de Várzea, incluindo serviços e movimentos, entre os quais a catequese, com a presença de crianças, adolescentes e jovens, os seus pais e os seus catequistas, com quem dialogou demoradamente a quem deixou palavras de incentivo.

Na manhã do terceiro dia da visita, encontrou-se com a catequese da paróquia de Urrô (catequizandos, pais e catequistas), ouvindo uns e outros com evidente satisfação de parte a parte. Como estava previsto, dedicou parte da tarde a conhecer o património religioso edificado na paróquia de Urrô, nomeadamente as suas capelas, nos lugares de Lourosa de Matos, Souto Redondo, Póvoa Reguenga e Merujal, a que se juntaram inúmeros paroquianos que quiseram estar pessoalmente com D. Roberto, após o que se dirigiu à igreja paroquial de Várzea para presidir à Eucaristia solene, largamente participada. Nessa noite, encontrou-se com os paroquianos de Urrô, entre os quais, o Conselho Económico, Grupo Coral, Comissões de Festas e Irmandades.

No Domingo, presidiu à Eucaristia Dominical na igreja paroquial de Urrô, tendo feito questão de conhecer as restantes paróquias ao cuidado pastoral do Pe. Misael, tais como, Rossas, Albergaria da Serra e Cabreiros (inteirando-se das dificuldades e desafios que representam para o seu pároco, dadas as distâncias entre elas) e onde presidiu às Eucaristias dominicais, tendo sido recebido com a mesma alegria e entusiasmo dos dias anteriores, a quem deixou palavras de agradecimento e de renovada confiança nos “novos caminhos” que urge percorrer pelas comunidades paroquiais.

Ainda antes de se deslocar à paroquia de Cabreiros, que encerraria a visita pastoral, realizou-se um almoço-convívio, no lugar de Provesende, com a presença de vários elementos das respectivas paróquias ao cuidado do Pe. Misael, que homenagearam D. Roberto com várias ofertas, em sinal de gratidão pela presença de D. Roberto.