D. Roberto Mariz foi ordenado bispo na Sé de Braga

D. Roberto Mariz foi hoje ordenado bispo na Sé de Braga, numa Eucaristia presidida por D. José Cordeiro, arcebispo primaz.

“A missão, e não a conservação, é um mistério e a maior das urgências pastorais, a requerer muita coragem e muita fé, acompanhadas da mansidão, da paciência e da humildade”, disse, na homilia, o arcebispo de Braga.

Numa intervenção intitulada ‘Mansidão e Paciência do Bispo’, D. José Cordeiro sublinhou que a mansidão de Deus na sua relação com a humanidade, “é constitutiva do agir de Deus e da Igreja”, mas esta “não é uma comunidade de perfeitos e de eleitos, mas é uma comunidade onde nos podemos salvar e ser chamados à santidade”.

Atualmente vive-se “uma mudança de época”, como adverte o Papa Francisco, todavia, “às vezes preferimos viver do passado e não encarar profeticamente o futuro”, realçou o Arcebispo de Braga.

Ao novo bispo, D. José Cordeiro pediu para experienciar “na paternidade, na fraternidade, na caridade, e na amizade”, uma atenção e cuidado pastoral “ao presbitério, os diáconos, as pessoas consagradas, os seminaristas, os ministérios laicais, as famílias, os jovens e os mais velhos, os pobres, os doentes, os migrantes, os reclusos, os refugiados e quem mais precisa da compaixão, da ternura e da misericórdia”.

Momentos antes da ordenação episcopal, D. Roberto Mariz, que tem como lema ‘Como barro nas suas mãos’, disse à Agência ECCLESIA que pretende ser “útil para ajudar os outros nesta missão”.

O nispo titular de Vita e auxiliar da Diocese do Porto que recebeu a ordenação episcopal no III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos realçou ainda que se sente “um filho mais novo e irmão mais” no colégio episcopal.

No início da celebração, D. Ivo Scapolo, núncio apostólico, leu o mandato pontifício.

Além de D. José Cordeiro, ordenante, foram bispos coordenantes serão o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, e o bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda.

D. Roberto Mariz, de 49 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Braga pelo Papa Francisco, a 26 de maio, juntamente com D. Joaquim Dionísio; era até então ecónomo-tesoureiro da Arquidiocese de Braga e pároco de São José de São Lázaro, sendo nomeado com o título de Vita, antiga diocese na atual Tunísia.

Um auxiliar tem como missão coadjuvar o bispo diocesano nas tarefas apostólicas, sem direito de sucessão; na sua nomeação, é-lhe atribuído o título de uma diocese que existiu no passado.

LFS/OC